O ambiente corporativo moderno possui alguns hábitos flexíveis, que resultam em um cotidiano com mais mobilidade. Nos momentos em que os profissionais trabalham fora do local tradicional, ter uma rotina segura é crucial, especialmente diante do uso cada vez mais comum de redes públicas por parte dos usuários. Para que isso seja possível, uma série de medidas preventivas podem ser tomadas.
Se você quer saber quais as principais medidas de segurança em redes públicas e como eles afetam o seu negócio, confira o nosso post na íntegra!
1. Manter softwares atualizados
Mantes os softwares atualizados é um ponto-chave para evitar problemas de segurança no uso de qualquer tecnologia. Atualizações vão muito além do simples acesso a novos recursos: elas minimizam falhas de segurança e problemas no código-fonte.
Mantendo uma rotina de atualizações rápidas, a empresa garante ao negócio a capacidade de sempre otimizar a segurança e confiabilidade dos seus endpoints. Dessa forma, se o usuário tiver a sua integridade comprometida, as chances de um invasor obter acesso a dados é muito menor, uma vez que falhas conhecidas estarão solucionadas.
2. Utilizar soluções de criptografia de dados
A criptografia possui um papel fundamental na manutenção de rotinas de alta mobilidade de forma mais confiável. Como esse tipo de fluxo de trabalho envolve o transporte de equipamentos corporativos em diferentes ambientes, as chances da empresa ter dados roubados é muito maior. Portanto, conseguir manter os registros internos livres do acesso não autorizado é algo básico.
Nesse sentido, com um bom software de criptografia e utilização de soluções que suportem o trafego de dados criptografados, a empresa pode evitar que os seus dados sejam acessados por terceiros. Isso ocorrerá mesmo em cenários em que a máquina tenha sido roubada, pois os dados serão protegidos por sofisticados algoritmos de segurança, que travam o acesso a documentos caso a identidade do usuário não seja verificada.
3. Evitar atividades que envolvam dados sensíveis nesse tipo de rede
Ainda que o usuário possa cumprir vários processos de segurança em redes públicas, as chances de algo ocorrer sempre existirão. Portanto, para evitar que um roubo de dados aconteça, prevenir é algo fundamental. E isso é feito sempre.
Ao acessar uma rede pública, mantenha apenas rotinas básicas. Evite o acesso a serviços de pagamento online, internet banking e demais ferramentas que lidam com dados privados. Como não sabemos como as informações são tratadas nessas redes, evitar lidar com dados sigilosos é uma ótima medida preventiva.
4. Ter uma VPN
As VPNs são as melhores soluções para manter a segurança em redes públicas em um nível elevado. Essa tecnologia cria um túnel criptografado, reduzindo as chances dos dados do usuário serem capturados. Dessa forma, informações sigilosas podem ser compartilhadas a qualquer momento sem que problemas ocorram.
O uso da VPN é crucial em redes públicas. Em muitos casos, hackers utilizam técnicas de captura de pacotes de dados para roubar informações. Mas com a VPN, ainda que dados sejam roubados, o criminoso não terá como visualizar os registros.
E você, o que faz para manter a segurança em redes públicas? Compartilhe o post no Facebook com a resposta!