A ação de criminosos cibernéticos é uma realidade crescente nos ambientes virtuais — e o que é pior, essas ameaças estão cada vez mais sofisticadas. No mundo dos negócios, muitas empresas já foram seriamente prejudicadas por ameaças avançadas e ataques direcionados. Por esse motivo, conhecer o assunto é um passo fundamental para proteger seus dados de forma mais efetiva.
Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda, de uma vez por todas, o que são ataques direcionados e ameaças avançadas e como combatê-los. Confira!
O que são ameaças avançadas e ataques direcionados?
As ameaças avançadas (ou APT – Advanced Persistent Threats) e ataques direcionados consistem em ataques cibernéticos que violam redes privadas, via de regra empresas ou órgãos governamentais, no intuito de roubar dados e informações estratégicas sobre a sua estrutura, clientes ou usuários.
A diferença entre eles é que as ameaças avançadas (APT) costumam ser ataques a grandes empresas, países e agências governamentais, com códigos muito bem elaborados por desenvolvedores, sendo altamente sofisticados. Já o ataque direcionado pode ter como alvo empresas ou indivíduos, com objetivos que variam entre fraude, roubo de dados ou malware. Ambos ataques, no entanto, podem ter efeito contínuo, sendo descobertos apenas muito tempo depois do dano já haver sido causado.
Quais os tipos de ameaças avançadas e ataques direcionados existentes?
Customizados
Os ataques customizados são aqueles em que os criminosos, após realizarem um estudo minucioso da rede, planejam cuidadosamente cada detalhe, e traçam estratégias específicas para driblar as defesas da rede e explorar todos os dados relevantes que por ali estiverem disponíveis.
Cirúrgicos
Nos ataques cirúrgicos, por sua vez, os ataques direcionados e APT’s não são espalhados pela internet. Eles possuem alvos específicos e são entregues cautelosamente aos seus destinatários. Para tanto, um dos principais vetores de penetração utilizados são e-mails direcionados a um único membro da empresa, que espalhará para os outros computadores.
Altamente sofisticados
Os ataques direcionados e a APT’s modernos utilizam de técnicas altamente sofisticadas e complexas para se esconderem dos mecanismos de defesa da rede. Por esse motivo, detectar esse tipo de ataque requer ferramentas tecnológicas à altura e recursos avançados que promovam uma boa visibilidade de todos os pontos da sua rede.
A característica marcante dos ataques sofisticados é que, uma vez invadido o sistema, eles conseguem alterar configurações de aparência, protocolos e portas dos softwares— e ainda permanecerem invisíveis por longos períodos, roubando todas as informações possíveis.
Como combater esses ataques?
Existem algumas medidas que ajudam na segurança contra esses ataques. Algumas delas são:
- contar com uma solução de segurança: isso pode evitar o acesso de pessoas indesejadas na rede corporativa e essa proteção começa a partir da instalação de firewall. Tal software de segurança deve ser instalado em todos os dispositivos ligados à mesma rede;
- manter software e firmware atualizados: as atualizações de todos os softwares e firmwares têm um papel importante pois além de aumentar as barreiras nas portas de entrada, elas fazem correções de vulnerabilidades que possam existir nas versões anteriores;
- limitar o acesso de funcionários: para manter a segurança, é recomendado que os funcionários tenham acesso restrito à rede, evitando que possíveis vírus ou ataques entrem na rede mais facilmente;
- conscientizar os funcionários: um trabalho de conscientização sobre esse tipo de risco é essencial para que todos saibam o uso adequado dos meios de comunicação e ajudem a evitar ameaças e ataques;
- evitar conceder privilégios de administradores: para que menos pessoas tenham acesso irrestrito, devem ser administradores apenas aqueles que são extremamente necessários.
Na era da tecnologia, fica difícil imaginar um empreendimento competitivo sem o auxílio de softwares de gestão e outros instrumentos inovadores ligados à internet. Porém esses benefícios também trazem maior responsabilidade em relação à segurança, haja vista a vulnerabilidade de exposição de dados sigilosos das redes corporativas.