Quais aplicações de IoT você conhece? A Internet das Coisas está se destacando como uma das principais tecnologias dos últimos anos. No ambiente corporativo ou doméstico, as soluções que se aplicam a essa categoria apresentam mais inteligência e capacidade de reduzir gargalos, além de facilitar o nosso dia a dia.
Nas empresas, a Internet das Coisas terá um papel crucial nos próximos anos. Quer saber como? Então veja abaixo quatro pontos que serão impactados por essa tendência de TI em breve!
1. Otimização das políticas de vendas
Toda empresa trabalha para que as suas políticas de vendas sejam sempre as melhores possíveis. E com a Internet das Coisas, a capacidade dos profissionais compreenderem a melhor forma de atingir o seu público-alvo será maximizada.
Uma rede de lojas que utiliza sensores inteligentes, por exemplo, consegue identificar com alta precisão a melhor maneira de posicionar os seus produtos dentro de cada unidade. Dessa forma, o layout das lojas pode ser otimizado por meio de algoritmos de análise de dados que avaliam o posicionamento mais atraente., o que gera um ciclo contínuo de receitas em médio e longo prazo.
2. Aumento do número de dados sobre consumidores
Ter dados sobre consumidores tornou-se um fator estratégico para qualquer empresa independentemente do seu setor de atuação. Graças a algoritmos de Big Data, a análise de dados passou a ter um papel de destaque durante o planejamento de políticas de vendas. E com a IoT, essa tendência deve tornar-se ainda mais forte.
A IoT dá às empresas uma visão mais abrangente sobre o comportamento de seus consumidores. Dessa forma, analistas de vendas conseguem utilizar mais informações para avaliar o perfil de seu-público alvo e, assim, atingir melhores resultados.
3. Mais precisão em processos de logística
Uma das aplicações de IoT com maior potencial está nos processos de logística. Cruciais para o sucesso do negócio, as rotinas para entregas de mercadorias merecem uma grande atenção de empresas, uma vez que atrasos podem impactar diretamente não só nos custos operacionais, mas também na capacidade de a companhia manter consumidores fidelizados.
Apoiando-se em sensores inteligentes, a empresa pode tornar os seus processos de entrega de produtos mais precisos e inteligentes. A companhia poderá rastrear, de maneira mais precisa, a rota de cada mercadoria até chegar na casa de seu consumidor — desde o momento em que o produto é pego no estoque até a sua etapa final de entrega. Assim, será mais fácil rastrear gargalos e pontos que impactam negativamente na aderência de cada time aos prazos.
4. Políticas de manutenção mais abrangentes
As políticas de manutenção permitem que as empresas reduzam riscos e tenham uma rotina operacional com menos interrupções. Assim, o nível de produtividade é mantido em uma marca elevada e a empresa pode diminuir o prejuízo causado por uma série de problemas.
E é nesse cenário que surgem uma das aplicações de IoT mais atraentes. Uma indústria pode, por exemplo, distribuir sensores por toda a sua linha de produção para detectar falhas e outros problemas de performance. Dessa forma, o tempo necessário para profissionais agirem em caso de falhas será muito menor, assim como o prejuízo causado por tais situações.
Como você pôde observar, há várias aplicações de IoT nas empresas, e todas elas otimizam os resultados, traduzindo-se em lucros em médio e longo prazo.
Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso post com todas as informações sobre o uso da IoT na manutenção de ativos!