Estamos em uma nova era: a da cultura de dados. Esse tornou-se um dos principais ativos das organizações. Não é à toa, por exemplo, que a frase “dados são o novo petróleo” é tão difundida — porque tem se tornado uma forte realidade no ambiente organizacional.
Por isso, cada vez mais as organizações precisam estar atentas a ferramentas e soluções que auxiliem nessa gestão otimizada das informações. O Big Data Analytics, por exemplo, é uma das soluções mais importantes a serem implementadas nas organizações.
Vamos mostrar o que é essa solução, como funciona, a importância para as organizações, entre uma série de outras questões. Então, continue lendo e aproveite para tirar as suas dúvidas sobre o tema.
O que é Big Data Analytics?
O Big Data Analytics diz respeito a análise de um grande volume de dados brutos, com o objetivo de que seja possível retirar insights valorosos para as empresas. Assim, pode ser utilizado em quaisquer organizações, auxiliando nas decisões de forma acertada, com base em dados.
Ele permite algumas questões, tais como:
- antecipar tendências;
- visualizar crises;
- responder perguntas de forma objetiva;
- analisar o ponto atual exato do negócio, entre outros.
Para isso, ele utiliza a coleta massiva de dados (Big Data) e o uso de algoritmos preditivos para análise de padrões e tendências (Analytics). Assim, ao utilizá-lo, você dará um passo para a inserção do negócio em uma lógica data driven.
Qual a importância do Big Data Analytics?
O Big Data Analytics insere os negócios em uma nova era da cultura de dados. Assim, é possível que os gestores possam ter em suas mãos, de forma otimizada, dados importantes que auxiliam em uma gestão mais eficiente.
Com isso, é possível, por exemplo, utilizar os dados para mensurar a satisfação do cliente e entender quais são as demandas por novos produtos no mercado. Assim, pode-se identificar qual é o melhor timing para investir nesse tipo de ação.
Com as informações dos clientes, você pode identificar quais são os padrões de consumo do seu público-alvo. O que eles esperam, o que não querem, o que buscam, como buscam, quais caminhos fazem para chegar até o produto desejado, entre uma série de outras questões.
Uma das suas principais vantagens é poder ser utilizado por qualquer negócio, independentemente da sua área de atuação e tamanho. Assim, toda e qualquer empresa pode se tornar mais estratégica e eficiente por meio de sua adoção.
Principalmente para áreas que são extremamente estratégicas e, portanto, precisam minimizar erros e maximizar resultados, é fundamental adotar soluções que permitam acompanhar a atual conjuntura, em tempo real, com informações que ofereçam subsídios importantes para esse fim.
Quando há decisões tomadas por meio de achismos ou sem informações precisas, os riscos de erros são enormes. Por isso, uma cultura data driven e, consequentemente, o uso do Big Data Analytics são fundamentais para evitar prejuízos que podem levar, até mesmo, ao fechamento precoce do negócio.
Outro ponto fundamental que evidencia a importância dessa tecnologia é a possibilidade de garantir uma maior integração de dados em seu negócio, garantindo maior fluidez nas ações internas, bem como diminuir a complexidade na troca de dados importantes entre os setores.
Como funciona o Big Data Analytics?
Basicamente, o Big Data Analytics funciona por meio de análise preditiva de dados coletados para a empresa, usando três frentes específicas:
- social data: normalmente, são informações que estão ligadas com indivíduos (clientes, colaboradores, entre outros). Um exemplo são os dados coletados em redes sociais;
- enterprise data: são os dados gerados dentro da sua empresa e que influenciam nas ações internas da organização. Um exemplo são os dados gerados pela área financeira;
- personal data: dados que são gerados por meio da interação de pessoas com dispositivos conectados à rede e não necessariamente em ações sociais.
O intercruzamento entre essas informações permite compreender os diversos cenários nos quais a sua empresa está inserida. Assim, permite que seja possível tomar decisões melhor embasadas e prevenir cenários complicados para seu negócio, que podem acarretar prejuízos.
Como o Big Data Analytics interage com os negócios da empresa?
Vamos a alguns exemplos práticos sobre como o Big Data Analytics interage com os negócios da empresa. Pense, por exemplo, que há um projeto de expansão, com a abertura de uma segunda unidade, pensando em um possível aumento de demanda que surja.
Contudo, há uma queda no faturamento da empresa, que ainda aparece de forma sutil, mas com tendência a acentuar drasticamente nos próximos meses e que aparece nos dados desse setor. Um observador talvez não note esse padrão, mas o Big Data Analytics pode apontar isso.
Sendo assim, os gestores podem perceber que há um cenário de retração sendo desenhado e, assim, evitar um investimento elevado em um timing inadequado. Assim, quando houver um cenário mais favorável, pode-se retomar esse projeto de forma mais estratégica e que, de fato, garanta melhores resultados para a empresa.
Importante lembrar de que as informações presentes circulam pela empresa como um todo. Ou seja, os gestores terão acesso às principais informações dos demais setores e, assim, garantir uma visão mais holística da empresa.
O que é preciso para trabalhar com Big Data Analytics?
Outro ponto que merece atenção é identificar o que é necessário para trabalhar com o Big Data Analytics. Afinal, diante de tudo que citamos, torna-se fundamental que as equipes sejam especializadas nessa temática, agindo de forma proativa e especializada nas análises. Vamos mostrar alguns requisitos a seguir.
- excelentes habilidades analíticas;
- afinidade com tecnologia;
- habilidades estatísticas;
- competências empresariais;
- conhecimento de linguagens de programação, entre outros.
O Big Data Analytics é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para inserir sua empresa em uma nova era da ciência de dados. Por isso, não deixe de implementá-lo em seu negócio, observando os pontos que trouxemos neste artigo.
Para uma adoção eficiente, conte com a iT.eam. Temos a expertise necessária para implementar arquiteturas de informação que possam auxiliá-lo nessa transformação. Entre em contato e converse com um de nossos consultores sobre o tema.