Mega ciberataque derruba sistemas de comunicação na Europa e Estados Unidos
Na manhã desta sexta-feira (12/05) um grande ciberataque derrubou sistemas de comunicação em pelo menos onze países da Europa e dos Estados Unidos.
Os hackers utilizaram um tipo de vírus conhecido como “ransomware”, que criptografa as informações dos sistemas e computadores corporativos exigindo um valor em resgate para a normalização do ambiente de TI da organização
Na Espanha redes internas da Telefonica foram hackeadas e no Reino Unido, ao menos 16 hospitais públicos, tiveram os sistemas de tecnologia sob ataque de hackers, provocando problemas ao acesso de prontuários.
Os computadores das empresas exibiam mensagens de “resgate” pedindo o pagamento em bitcoins, moeda utilizada na internet, equivalente a 300 dólares (R$ 940), para reativar os sistemas.
O malware, que segundo a imprensa espanhola tem origem chinesa, utilizou uma falha de segurança reportada em março de 2017 pela Microsoft em seu boletim de segurança M17-010. Classificada como uma falha de alta criticidade pela fabricante, a vulnerabilidade corrigida pelo patch 4013389 possibilita a execução de códigos e comandos de forma remota.
Muitas vezes um processo menosprezado pelas corporações, a gestão de patches através de ferramentas de automação como, o IBM Bigfix, é vital para garantir a segurança e disponibilidade de seus negócios.
Atualização: Ataque também chega ao Brasil! A Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) emitiu o seguinte alerta: “O CTIC Central do Processo Digital avisa que, diante do ataque mundial aos sistemas informatizados que está ocorrendo neste momento, solicitamos a todos os usuários do MPSP que desliguem todos os computadores imediatamente”.
Alguns sites, como o INSS (Previdência), estão inativos supostamente por causa do ataque de ransomware.
Os parceiros da iT.eam já estão preparados para lidar com esta situação. Garanta que suas soluções estão atualizadas, entre em contato com a nossa equipe.