Em uma época em que os dados estão se tornando o novo petróleo, é preciso garantir a proteção das informações da empresa contra qualquer tipo de investida, e um perímetro de segurança coordenado pode ser a resposta.
Com a transformação digital e a migração da maioria das informações para um meio virtual, realizar um controle de perímetro é fundamental para salvaguardar dados confidenciais.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre como funciona um perímetro de segurança coordenado e como você pode aplicar esse conceito em sua empresa. Continue conosco e boa leitura!
O que é um perímetro de segurança coordenado?
Você já deve ter assistido a algum filme de guerra em que o comandante ordena que seja delimitado um perímetro de segurança em torno de uma base, não é mesmo? Pois bem, o termo aqui apresentado acabou sendo pego emprestado pelo mundo corporativo quando começou a se utilizar servidores e redes internas nas empresas.
Contudo, o perímetro não é criado para proteger uma base e sim as informações confidenciais que a organização pode manter em um local isolado, sendo que qualquer penetração nesse ambiente pode ser detectada antes de chegar ao ativo protegido.
Ou seja, o objetivo principal do perímetro de segurança coordenado é visualizar qualquer tipo de ameaça, descobrindo invasores, antes que eles possam ter acesso à qualquer dado confidencial da organização.
Toda essa proteção se faz necessária, pois, mesmo que a empresa mantenha determinados dados em servidores isolados, muitas vezes, é preciso realizar a conexão com a internet, o que cria portas críticas e pontos de acesso.
Quais as suas características?
Por mais que sejam realizados os maiores esforços possíveis por parte da equipe de TI, nenhuma quantidade de aplicações e hardwares de proteção pode garantir eficácia total contra ataques e tornar a rede invulnerável.
Qualquer servidor conectado à internet pode ser um alvo, sendo que estabelecer um perímetro é uma forma simples de visualizar tentativas de invasão e neutralizá-las.
Pensando no custo-benefício, realizar a criação de um perímetro de segurança coordenado é algo mais simples e menos custoso que investir muitos recursos em vários softwares e hardwares que possam ser ineficazes. Um sistema de proteção deve contar com as seguintes características:
- resistência à ataques;
- reconhecimento de ataques e danos sofridos;
- recuperação completa de serviços essenciais após um ataque;
- ajuste para redução da eficácia de ataques futuros.
Quais os seus benefícios?
São várias as vantagens da aplicação de um perímetro de segurança coordenado, sendo que vamos listar algumas das principais:
- proteção contra roubos de dados e invasões — evita que suas informações sejam acessadas com facilidade por cibercriminosos;
- menor vulnerabilidade — ao montar o perímetro de segurança, é possível visualizar quais são os pontos mais vulneráveis e reforçá-los;
- menor custo — essa é uma solução simples que demanda menos recursos que o investimento em vários software e hardwares;
- maior visibilidade — é possível visualizar toda a rede interna e evitar qualquer acesso indevido.
Chegamos ao fim deste post e esperamos que você tenha percebido o valor de um perímetro de segurança coordenado para a proteção dos dados de sua empresa.
Confira nosso próximo post e entenda o que muda com a lei de proteção de dados promulgada no país!