A cultura da inovação veio para ficar e será o futuro das organizações. Afinal, em uma nova era econômica, orientada pela transformação digital, não faz mais sentido realizar as tarefas e gerir as empresas tal como fazíamos na era pré-internet. Há uma profunda mudança de mindset que precisa ser trabalhada nas empresas.
Isso envolve, também, trazer os colaboradores para pensar em formas de inovar. Com isso, é possível gerar um crescimento mais consistente do negócio, de forma ágil, melhorando as tomadas de decisões. Além disso, a inovação se reflete no atendimento ao cliente final, que terá um melhor produto ou serviço.
Assim, trabalhar esse pilar no dia a dia é fundamental para conseguir trazer uma maior transformação focada no novo momento do mercado. Ela se baseia em questões importantes, como incentivo à proatividade, hierarquia horizontalizada, envolvimento de todos nos processos decisórios, entre outros.
Mas como trazer a cultura da inovação para a empresa? Vamos mostrar 5 dicas, a seguir. Boa leitura.
1. Estimule o aprendizado contínuo
A inovação surge quando temos um maior conhecimento sobre determinada área ou sobre outros modos de fazer e, com isso, conseguimos pensar em novas possibilidades para questões antigas. Por isso, é fundamental incentivar os seus funcionários ao aprendizado contínuo.
Assim, é fundamental que os gestores criem formas para impulsionar essas questões. Estão entre elas:
- utilize comunicação interna para que os conteúdos sobre novidades do mercado cheguem aos seus colaboradores;
- traga palestrantes para falar com os times, trazendo novas informações e perspectivas sobre suas áreas de atuação;
- faça parcerias com empresas de cursos e conhecimento, para que seus colaboradores possam ter melhores condições para investir em aprimoramento dos conhecimentos.
2. Gere um ambiente seguro para experimentação
Mas afinal, como conseguir gerar inovação se o ambiente não for favorável para isso? Para isso, é fundamental que os gestores estejam atentos a gerar um ambiente seguro para as novidades. É preciso considerar mudanças estruturais e de processos que devem ser realizadas para esse fim. Isso inclui alguns pontos importantes, entre eles:
- incentivar diretamente a experimentação no dia a dia, trazendo novas ideias;
- diminuir a rigidez nos processos internos, a fim de que a flexibilidade possibilite pensar em novas saídas para funções presentes;
- trazer pessoas que falem sobre a cultura de inovação, para incentivar e inspirar os colaboradores a criarem mais no dia a dia;
- trazer programas de educação, pois quanto mais conhecimentos novos, melhores condições eles terão para criar com eficiência;
- promover o diálogo e a interação entre os diversos setores para promover uma melhor gestão, que facilite a vida de todos os envolvidos.
3. Reconheça iniciativas inovadoras dos funcionários
Além de gerar um ambiente seguro, proporcionando os incentivos necessários para que os funcionários possam ter movimentações criativas, é fundamental, oferecer reforço positivo quando elas acontecem.
Muitos gestores têm movimentações contrárias, repreendendo iniciativas criativas, apenas porque algumas delas podem não estar alinhadas com o momento atual do negócio ou, então, que precisem de melhorias.
Assim, em vez de gerar uma repreensão, talvez seja uma melhor opção elogiá-lo pelo ato criativo de buscar uma nova solução e, também, apontar os pontos positivos dela. Com isso, há um maior incentivo para que ele continue buscando inovações no dia a dia que possam ser interessantes para o negócio.
É fundamental que os gestores estejam sempre buscando formas de estimular essas iniciativas proativas dos colaboradores e fazer com que eles não se sintam inibidos quando tiverem alguma ideia.
Outra forma de incentivo é, também, contar com a possibilidade de oferecer comissões e premiações para recompensar quem traga boas ideias. Por exemplo, pode-se pensar em remunerações extras, folgas, algum benefício novo, entre outros pontos que simbolizem uma recompensa pela ação realizada.
4. Crie momentos de incentivo à inovação
Esse é um ponto muito importante para os gestores que desejam trazer uma cultura de inovação para sua empresa: promova momentos que orientem, justamente, o incentivo às novas soluções. Diversas experiências e eventos podem ser implementados, justamente, com foco nesse tipo de contexto.
Por exemplo, os eventos de hackathon, originalmente criados para programadores, têm essa concepção. Como o conceito de “hackear” é amplo, rapidamente, outras áreas passaram a trazer essa questão ao seu dia a dia.
Esse evento tem como ideia a oportunidade de que os participantes possam trazer soluções inovadoras para problemas comuns das empresas. Esse modelo tem sido um sucesso de aplicação em todo o mundo.
Outra forma de estimular os colaboradores é chamar seus times para solucionar gargalos nas empresas e criar uma competição para quem consegue trazer uma resposta mais eficiente e criativa para a questão. Um ponto interessante é que esse modelo pode ser implementado de maneira interdisciplinar.
Ou seja, logística, RH, financeiro e TI podem se juntar para criar, de forma sinergética, uma solução que esteja alinhada com todos esses setores. Isso gera maiores possibilidades de sucesso.
5. Utilize a tecnologia a seu favor
As tecnologias são aliadas fundamentais para a inovação. Isso porque elas liberam os colaboradores de determinadas funções técnicas, facilitando que se concentrem em questões analíticas — normalmente, são aquelas que demandam maior criatividade.
Além disso, as próprias tecnologias são viabilizadoras de inovação. Trazer, por exemplo, uma nova solução, permite que a realização de determinadas tarefas possa ocorrer de outros modos, facilitando a integração entre setores e modificando processos internos. Isso ganha ainda mais fôlego quando falamos em inteligência competitiva.
Por exemplo, ao automatizar determinados processos ou adotar a internet das coisas, é possível que a empresa ofereça novos serviços ou produtos para os clientes, algo que não era viável antes. Isso é possível graças à inserção de uma nova tecnologia no ambiente interno. Por isso, não deixe de analisar como usar essas novas ferramentas e modos de fazer em seu negócio.
Trazer uma cultura de inovação para a empresa pode ser, nos tempos atuais, um diferencial importante, até mesmo, para sua. Por isso, não deixe de adotar essas medidas e potencializar as chances de sucesso.
Além da inovação, é preciso pensar em uma série de questões relacionadas com tecnologia que auxiliam no crescimento do negócio. Quer mais dicas? Siga nosso perfil no Facebook, Linkedin e Twitter e não perca nenhum conteúdo nosso.