A computação em nuvem tem evoluído continuamente para atender às demandas do mundo corporativo moderno. Nesse contexto, o Edge Computing surge como a melhor escolha para quem quer investir em cloud e ter alta performance no uso de soluções baseadas em novidades, como a Internet das Coisas. Afinal, essa tecnologia ajuda a empresa a ter uma infraestrutura funcional, com alto nível de disponibilidade e boa segurança.
Investir no Edge Computing é investir em um modelo de nuvem que se adapta às necessidades da transformação digital e da indústria 4.0. O negócio contará com uma infraestrutura robusta, que entrega dados rapidamente e que pode ser ajustada conforme demandas locais. Tudo isso sem comprometer a segurança do negócio e de seus funcionários.
Se quiser saber mais sobre o tema e como o Edge Computing pode ajudar você a ter melhores resultados com a nuvem, continue a leitura deste texto!
O que é Edge Computing?
Edge Computing é uma tecnologia de computação em nuvem que pode ser usada para aproximar o cloud dos locais onde os dados são conectados. Isso garante que as operações de processamento serão mais ágeis, seguras e eficientes.
Para que essa tecnologia serve?
O Edge Computing foi criado para atender às demandas de um mundo no qual a Internet das Coisas está presente no ambiente corporativo de maneira integral. Ele garante ao negócio que gadgets que demandam respostas rápidas possam se manter funcionais mesmo em situações de alta demanda. Afinal, o tempo necessário para enviar e receber informações cairá rapidamente.
Esse trabalho é feito por meio de uma análise contínua dos dados recebidos pelos equipamentos. A análise avaliará quais devem ser processados dentro da infraestrutura de Edge Computing e quais são mais adequados para o ambiente de nuvem tradicional. Assim, a empresa pode minimizar o tempo de resposta das suas ferramentas e sempre ter um ambiente de alta performance.
Quando usar o Edge Computing?
O Edge Computing pode ser usado sempre que a empresa demanda pela nuvem em um cenário no qual a latência é um fator crítico. Nesses contextos, a proximidade da nuvem será fundamental para garantir que o investimento tenha alto retorno. Além disso, essa tecnologia pode ser empregada em cenários nos quais o negócio precisa reduzir:
- o uso de banda de Internet;
- os gastos com energia;
- o tamanho da sua infraestrutura remota;
- o uso de processamento nas infraestruturas de cloud computing;
- o custo da implantação da Internet das Coisas.
Quais os benefícios do Edge Computing?
Investir no Edge Computing pode trazer grandes benefícios para o negócio. Em conjunto, eles ajudam a empresa a ter mais competitividade e maior habilidade de integrar a tecnologia ao seu dia a dia.
Confira os principais a seguir!
Maior desempenho do processamento de dados
O processamento de dados em aplicações na nuvem é um ponto crítico para o sucesso desse tipo de investimento. Ao identificar o que deve ser priorizado na infraestrutura de cloud computing ou localmente, o Edge Computing torna essa atividade mais eficaz. Afinal, a tecnologia fará a escolha mais inteligente conforme as demandas de cada momento.
Isso torna toda a rotina de processamento de dados mais inteligente e eficaz. O tráfego de informações será direcionado para os melhores locais sempre. Assim, haverá mais performance no dia a dia do negócio.
Redução de custos na transmissão de dados
Um dos pontos críticos para quem investe em cloud computing são os gastos. Todo negócio que adota a nuvem pretende, em alguma medida, tornar os seus investimentos em TI mais precisos. Nesse sentido, o Edge Computing é uma ótima forma de atingir essa meta.
O melhor direcionamento do tráfego e do local onde os dados são processados torna os gastos do negócio mais inteligentes e alinhados com as demandas do mundo corporativo atual. A empresa fará escolhas que priorizam o custo-benefício, minimizando desperdícios e operações que gastariam além do necessário. Desse modo, o orçamento direcionado para transmitir, armazenar e processar dados será menor.
Integração entre equipamentos
Um dos grandes pontos da tecnologia do século XXI é a integração. Ferramentas de rede integradas conseguem minimizar gastos e sempre apresentam melhor usabilidade. Além disso, permitem que ideias inovadoras sejam aplicadas no ambiente corporativo, dando mais competitividade e flexibilidade para a empresa.
Neste sentido, o Edge Computing facilita a unificação da infraestrutura de TI, mesmo que os equipamentos estejam espalhados em vários locais. E como o envio e o recebimento de dados será feito considerando um maior número de fatores, as chances de ele não atingir as suas metas cairão. Afinal, a empresa sempre direcionará os seus dados de acordo com objetivos estratégicos.
Aumento de disponibilidade dos serviços de TI
Em um ambiente onde a tecnologia está integrada ao nosso dia a dia, a disponibilidade da infraestrutura é fundamental para o sucesso das operações corporativas. Isso vale especialmente para os processos que envolvem a Internet das Coisas: a inoperância de uma ferramenta pode, em muitos casos, causar pausas críticas no dia a dia da empresa.
O Edge Computing consegue minimizar os riscos disso acontecer. As ferramentas de IoT estarão mais integradas à infraestrutura local e o processamento de dados será feito em um ambiente próximo ao negócio. Como consequência, as chances de a empresa ter falhas no acesso aos seus equipamentos e aos seus dados estratégicos serão muito menores.
O investimento em novas tecnologias é fundamental para manter qualquer negócio à frente da concorrência. Apostar em tendências de TI permite que a empresa se mantenha competitiva, por meio da inovação e dos ganhos de performance. Justamente por isso, novidades como o Edge Computing devem ser vistas como algo estratégico.
O Edge Computing permite que o negócio tenha uma infraestrutura conectada sem comprometer a sua competitividade. A empresa poderá investir em dispositivos conectados, mobilidade e soluções de análise de dados sem medo de ter problemas de performance. Por isso, não deixe de apostar nessa alternativa!
Tão importante quanto os meios que a empresa usa para circular informações é a qualidade de seus dados. Saiba mais sobre o tema em nosso blog!