O bom funcionamento de uma empresa depende da eficiente gestão organizacional dos seus ativos humanos e físicos. Isso é determinante para o sucesso da companhia. A boa gestão de ativos — caracterizada por ser um conjunto de práticas para extrair valor dos ativos do negócio — pode impulsionar de forma determinante os resultados da empresa.
Ela promove a organização de todo o aparato fundamental para o funcionamento, o que inclui veículos, máquinas, geradores etc. Veja neste artigo o papel da tecnologia na gestão de ativos. Boa leitura!
Facilidade para a tomada de decisões
O papel da tecnologia na gestão de ativos é otimizar o gerenciamento de informações dos equipamentos — de maneira unificada — desde o mais comum até o mais complexo, bem como os que são fundamentais para linhas de produção. O gerenciamento adequado desses ativos suporta a segurança e a conveniência que a tecnologia proporciona.
Um software de gestão de ativos permite o mapeamento detalhado dos recursos de toda a infraestrutura, o que permite que a tomada de decisão seja mais ágil e assertiva. Com isso, há um maior controle dos gestores sobre os ativos, o que permite identificar quais precisam ser substituídos, onde podem ser empregados de maneira mais eficaz, entre outras vantagens. Dessa forma, a rotina dos setores da organização se torna clara.
Aproveitamento dos recursos
Um ativo pode ser definido como algo que agregue valor para a organização. Ao identificar esses recursos — que vão além de equipamentos de tecnologia e softwares — você tem uma visão abrangente de todos os ativos que podem ser reaproveitados. Eles podem ser de:
- informação: documentação, manuais, base de dados, arquivos de sistema, procedimentos de recuperação etc;
- software: sistemas, aplicativos, utilitários e ferramentas de desenvolvimento;
- físicos: máquinas, turbinas, caminhões, ferramentas etc;
- serviços: iluminação, eletricidade, aquecimento, refrigeração, utilidades gerais, serviços de computação e comunicação.
Com cada tipo de ativo bem definido e identificado, você consegue otimizar significativamente o seu aproveitamento mediante seu uso, tempo de vida útil e períodos de manutenção. Dessa forma, você evita gastos desnecessários com a troca ou aquisição de novos equipamentos e/ou serviços relacionados com toda base de produção.
Conhecimento da realidade da empresa
Para a pessoa encarregada do departamento de gerenciamento, uma quantidade enorme de trabalho é necessária para compreender o estado de cada um dos equipamentos e ferramentas. A gestão de ativos é fundamental para o conhecimento da realidade empresarial.
É muito importante saber se as ferramentas estão sendo utilizadas corretamente pelos profissionais ou se eles têm tudo o que precisam para executar as suas atividades. Uma solução tecnológica empregada na gestão de ativos, proporciona relatórios detalhados de forma digital.
Logo, o papel da tecnologia é trazer otimização e, como consequência, liberar um fluxo contínuo de trabalho para evitar imprevistos e dar suporte aos prazos de manutenção e desempenho dos ativos, o que contribui para a melhoria da produtividade.
Dessa forma, por meio do auxílio da tecnologia na gestão de ativos, há o alinhamento de todas as partes integrantes do empreendimento com as informações que dão base aos diagnósticos das demandas, fator que traz a otimização de todo o ciclo produtivo.
Agora que você conferiu a importância da tecnologia na gestão de ativos, não esqueça de deixar seu comentário neste post!