Políticas voltadas para garantir a segurança de dados, atualmente têm um papel de destaque no mundo corporativo, ajudando a tornar o ambiente de TI mais confiável e a reduzir os riscos de ataques. Porém, alguns erros em segurança da informação devem ser evitados.
Quer saber quais são elas? Então confira abaixo os 5 maiores erros no ambiente corporativo que podem comprometer a segurança da informação.
1. Não treinar os usuários
Entre os erros de gestão de segurança da informação é comum a ausência de treinamento dos usuários. Todas as políticas de segurança de dados tornam-se pouco eficazes quando os profissionais tomam atitudes que comprometem a sua eficácia, especialmente se considerarmos que muitos ataques dependem da interação com o usuário.
Para garantir a eficiência do controle da TI, é preciso divulgar as boas práticas que podem ser incorporadas ao dia a dia de cada profissional. Estratégias como a utilização de senhas fortes, autenticação de dois passos e a não utilização de mídias removíveis desconhecidas são alguns exemplos que podem ser comunicados a todos.
2. Não monitorar os recursos
O monitoramento de recursos garante ao gestor de TI a capacidade de identificar rapidamente vulnerabilidades e outros fatores que possam interferir no sucesso das estratégias de segurança de dados do negócio. Diante disso, investir em sistemas para monitorar recursos deve ser um dos passos básicos para manter o ambiente seguro.
Invista em ferramentas como o firewall e sistemas de antivírus. Eles fazem uma análise constante do comportamento do usuário em busca de indícios que possam apontar para uma tentativa de invasão. Assim, a empresa consegue automatizar os processos de detecção de vulnerabilidades e, com isso, reduzir o prejuízo causado por ameaças.
3. Não ter uma política de backup de dados
Manter cópia dos principais dados é fundamental para que a empresa consiga se recuperar em caso de falhas, perda de dados, desastre natural, ou outros problemas. Por meio da cópia regular de arquivos, a companhia evita que possíveis falhas interfiram no seu funcionamento e em projetos estratégicos.
Independente do local de armazenamento dos dados (nuvem ou local) o backup de dados deve ser feito regularmente. É necessário implementar uma rotina de backup eficiente e sempre que possível, de tempos em tempos verifique aleatoriamente as condições de recuperação de um arquivo qualquer do backup, além de realizar testes dará uma estimativa de quanto tempo será necessário para recuperar determinado arquivo.
4. Deixar de investir nos processos de controle de acesso
Entre os erros em segurança da informação que uma empresa pode cometer, não investir na criação de uma política de controle de acesso pode causar um impacto grave na efetividade das suas regras de segurança. Esse conjunto de normas delimita o acesso aos recursos de TI. Dessa forma, se algo ocorrer, as chances de uma conta comprometida obter acesso a recursos avançados será a menor possível.
Para que as restrições de acesso sejam precisas e assertivas, é necessário classificar corretamente as informações e os dados corporativos. Tratá-los de forma igual, pode comprometer a segurança e diminuir o esforço para a proteção de dados mais sensíveis.
5. Manter softwares desatualizados
Embora as atualizações de software possam ser frequentes, é importante manter em dia os programas, e principalmente os sistemas operacionais atualizados, a fim de evitar falhas de segurança. As atualizações têm funções que vão desde a disponibilização de novos recursos para o usuário à correções de vulnerabilidades e erros no seu código-fonte.
Para garantir atualizações frequentes nos equipamentos necessários, deve-se incorporar práticas de gerenciamento de patchs para que todas as atualizações possam ser distribuídas rapidamente.