A gestão de ativos é uma prática indispensável para as empresas que querem manter a sua produção a pleno vapor. Apesar de o conceito ser relativamente simples, a execução é mais complicada e os consultores especializados devem ser bem selecionados para garantir a implementação. Neste post, vamos conhecer a norma ISO 55000 e como a iT.eam pode ajudar na implantação.
O processo de gerenciamento dos ativos é ainda mais complexo quando falamos de empresas de grande porte, que têm uma quantidade elevada de ativos à disposição. Vamos conhecer mais sobre gestão, ISO 55000 e o trabalho da iT.eam. Confira!
O que é gestão de ativos
Os ativos representam todos os itens de uma organização, segundo a norma técnica ISO 55000. Uma gestão adequada desses bens é importante para empresas de diferentes portes e segmentos. Quanto maior a instituição, maior a sua quantidade de ativos.
Esse tipo de gerenciamento atua como uma base de sustentação dos negócios da empresa, fortalecendo suas estratégias e seus planos de metas. Permite verificar, por exemplo, o tempo de utilização contínua de um equipamento — e ainda realizar um prognóstico sobre o tempo de vida útil ou estimar o custo de uma eventual substituição.
Desconhecer toda a infraestrutura dos ativos de uma empresa gera elevação de gastos que poderiam ser reduzidos com a implementação de uma gestão ágil e eficiente.
Em uma grande instituição, que concentra muitos ativos, muitos deles podem precisar de reparos. Assim, é necessário pensar em um sistema para gerir toda essa manutenção em larga escala.
A gestão de ativos em uma área específica como TI é ainda mais ampla, pois o trabalho é zelar por todo o aparato tecnológico (sejam eles hardwares ou softwares) e evitar o desperdício de recursos valiosos.
O que é ISO 55000
A ISO 55000 é uma norma técnica oriunda da PAS 55. Uma PAS é um documento público que rege e estabelece melhores práticas para a área de gestão de ativos. A PAS tem o objetivo de responder a uma necessidade urgente do mercado. A ISO 55000 adotou as características próprias desse documento e definiu uma norma de padronização de processos.
Toda norma técnica tem suas regras próprias e as empresas devem se adequar. Para apoiar a implementação da ISO, a melhor opção é o IBM MAXIMO EAM, uma solução tecnológica robusta e ágil para gerenciamento de ativos.
Quais são os benefícios da ISO 55000
A ISO 55000 tem como objetivo fornecer as melhores práticas para a gestão efetiva dos seus ativos. O gerenciamento adequado proporciona otimização da vida útil e redução significativa de custos operacionais. Uma gestão preventiva correta planeja de forma mais eficiente os seus custos e como reduzi-los sem perder produtividade.
Portanto, o planejamento eficaz dos custos, em conformidade com a ISO 55000, leva à redução de gastos desnecessários — e ainda mantém a vida útil dos seus ativos, que vão operar com todo o seu potencial. Outro benefício importante da implementação é manter toda a operação funcionando ininterruptamente.
Há uma razão que explica adequadamente o porquê de grandes instituições operarem com estabilidade mesmo com todas as oscilações financeiras do mercado e a grande rotatividade de trabalhadores nos negócios como um todo. As grandes empresas são estáveis pois têm a garantia de que seus produtos estão sendo consumidos.
Porém, tudo pode mudar se os ativos da companhia não forem bem gerenciados. Se os recursos não forem bem geridos, vai gerar uma perda significativa de produção e consequente incapacidade de cumprir os contratos de venda.
Imagine que uma instituição de grande porte sofra um grande dano em vários equipamentos, de forma simultânea. Isso acarretaria uma enorme perda de dinheiro e credibilidade num mercado já acirrado, prejudicando a contabilidade e até mesmo os investimentos futuros.
Portanto, é necessária uma equipe de manutenção para manter a produção constante e gerir corretamente os ativos da companhia, implantando uma ISO adequada que vai prover as melhores práticas e manter a empresa operando de forma otimizada.
Como a iT.eam pode ajudar
A iT.eam é uma empresa de tecnologia que fornece esse tipo de manutenção dedicada à implementação da ISO 55000 e todas as otimizações que a acompanham.
O papel da iT.eam é ajudar as instituições a entrarem em conformidade com as regras previstas nessa ISO e prover sistemas eficientes que apoiarão toda a operação. A empresa realiza a consultoria dos processos na área de manutenção e também fornece os sistemas que dão suporte e monitoramento à implementação desses processos.
A iT.eam é parceira da gigante IBM. Esse trabalho em conjunto rende muitos resultados, já que a iT.eam opera com o IBM MAXIMO EAM, entre outras soluções digitais.
O IBM MAXIMO EAM é líder há mais de dez anos em sistemas de gestão de manutenção. O Gartner, o maior e mais respeitado órgão de avaliação de sistemas do mundo, constantemente posiciona a opção da IBM como a melhor opção do mercado.
O sistema proporciona um ponto de controle único para os variados tipos de ativo: produção, infraestrutura, logística e transporte, predial e instalações, entre outros. Esse ponto de controle possibilita o compartilhamento e a consolidação de práticas otimizadas e alocação mais eficiente de recursos.
O IBM MAXIMO EAM torna possível a visibilidade e o monitoramento em tempo real sobre a utilização do ativo, além de um controle mais eficiente e extensão de ciclo de vida.
Desde os processos de manutenção até o suporte via sistema para aumentar a produtividade da equipe, é papel da iT.eam oferecer soluções de alto nível para gerenciar os ativos da melhor forma. E os benefícios dessa implementação são diversos:
- aumento da vida útil dos ativos;
- possibilidade de um orçamento de gestão orçamentária;
- operações eficazes de forma contínua.
Vimos a importância de ter uma boa gestão de ativos e, para isso, implementar a ISO 55000 é uma ótima medida. A iT.eam é o parceiro ideal, oferecendo um processo completo de supervisão. Parceira da IBM, a iT.eam tem 18 anos de experiência na área, com profissionais experientes que conhecem profundamente as normas técnicas — e a ISO 55500 em particular.
Gostou do nosso post e quer conhecer mais sobre gestão de ativos e soluções tecnológicas? Então, entre em contato conosco e conheça o nosso trabalho!