IBM avança na corrida pelo veículo autônomo com o Olli

Em meio a corrida das montadoras de veículos para construir o primeiro carro autônomo, uma empresa pouco conhecida pode ter encontrado uma maneira de fazer com que este sonho futurístico se torne realidade através de um projeto chamado Olli.

Olli foi concebido a partir do zero por uma parceria da IBM com a Startup Local Motors, que produz veículos e peças em impressoras 3D através de um processo de co-criação, essencialmente, em parceria com qualquer pessoa que tenha uma boa ideia ou tecnologia para contribuir, como: engenheiros, fornecedores, designers ou gigantes da tecnologia como a IBM.

O “cérebro” do Olli utiliza a capacidade de computação cognitiva baseada em nuvem, a poderosa plataforma da IBM Watson Internet of Things, para analisar e aprender com alto volume de dados produzidos por mais de 30 sensores incorporados no veículo, incluindo câmeras, GPS e LIDAR (da sigla inglesa Light Imaging, Detecção, And Ranging), tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito um determinado objeto distante.

O sistema de funcionamento do Olli é similar ao Uber, os usuários poderão solicitar o veículo através de um aplicativo para celular ou quiosques e compartilhar a viagem com outros passageiros que vão pelo mesmo trajeto.

ollie_operacional

Atualmente Olli está sob fase de aprendizagem. Os engenheiros pretendem descobrir seu funcionamento básico como a forma como os passageiros podem pagar pelo serviço, se será executado em uma rota de correção, como e quando deve ser recarregado e assim por diante. O micro-ônibus começou a ser testado na cidade de Washington e a Local Motors já negocia testá-lo em cidades fora dos Estados Unidos, incluindo Berlim, Copenhague e Camberra.

De acordo com John Rogers (cofundador da Local Motors), o Olli é uma solução de transporte inteligente, segura e sustentável, podendo transportar até 12 passageiros que podem interagir, em conversa, com o veículo durante a viagem. O micro-ônibus pode responder perguntas e até sugerir algum restaurante ou local específico. Em relação ao futuro do Olli, Rogers acredita que serão construídas micro fábricas em todo o mundo possibilitando imprimir um modelo do veículo em 3D, sob demanda, em aproximadamente 10 horas.

Olli dará as caras, ao vivo, no evento IBM World of Watson, que acontecerá este ano entre os dias 24 e 27 de outubro em Las Vegas.