IBM Watson e Pinacoteca de SP se unem para projeto de arte
A partir desta quarta-feira, dia 5 de abril, será inaugurado o projeto de visita guiada utilizando a tecnologia IBM Watson. Trata-se do projeto “A Voz da Arte” que será realizado na Pinacoteca de São Paulo transformando a visita ao museu em uma experiência única e interativa.
Com a ajuda de curadores e estudiosos da área foram selecionados algumas das peças, do acervo do museu, que posteriormente foram inseridas no sistema cognitivo da IBM com várias informações a respeito de autores, contexto histórico, estilo artístico e curiosidades do mundo da arte. Foram necessários seis meses de “estudo” para que o Watson pudesse compreender o assunto e se tornasse apto a tirar as dúvidas dos visitantes da mostra.
“Foram utilizadas as APIs de entendimento de linguagem natural e sistema de voz disponíveis no IBM Bluemix em conjunto com as capacidades cognitivas de aprendizado do Watson”, explicou a IBM em seu site. A demonstração do funcionamento do projeto pode ser vista no vídeo abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=WLVi5ePu36E
Munido de um smartphone com fone de ouvido e o aplicativo mobile do projeto ‘A Voz da Arte’ instalado, o visitante recebe um aviso no aparelho sempre que estiver próximo de uma obra interativa e será instigado a interagir com a mesma por meio de perguntas em português. O projeto também abrange pessoas com deficiência auditiva que podem participar da experiência por meio de conversa escrita.
Watson poderá responder perguntas sobre sete obras do acervo da Pinacoteca. Entre elas, obras de autores como: Cândido Portinari, Antônio Parreiras e Tarsila do Amaral. O projeto foi desenhado pela IBM Brasil em conjunto com a Ogilvy e as equipes da Pinacoteca e ficará em exposição até o dia 05 de junho.