iT.EAM implanta o sistema IBM MAXIMO 7.6 na GERA MARANHÃO
No final de novembro de 2015, a Gera Maranhão contratou a iT.EAM para implantação do IBM MAXIMO 7.6, um projeto que entre outras atividades continha a instalação, capacitação, configuração e carga de dados necessários para a gestão de sua manutenção.
Sobre a Gera Maranhão e a Nova Visão de Gestão de Ativos
A empresa Gera Maranhão, é uma geradora de energia termoelétrica localizada em Miranda do Norte, no Maranhão. Foi projetada para fazer parte do plano de contingência da matriz energética brasileira, e operar dois meses por ano e estar preparada para gerar energia na eventualidade de qualquer escassez, foi implantada em 2010, mas devido à crise hídrica e o aumento do consumo de energia, vêm operando continuamente nos últimos anos. Com utilização acima do planejado os planos de manutenção sofreram alteração.
A empresa possui duas plantas gêmeas com 38 motores, cada uma com 19 grupos geradores e capacidade para gerar 165 MW de energia em cada grupo. A manutenção na Gera Maranhão já era controlada pelo IBM MAXIMO EAM, porém através de uma terceirizada. A GERA Maranhão assumiu o controle de gestão da manutenção e optou por manter o sistema IBM MAXIMO EAM por considera-lo uma ferramenta completa e para dar continuidade na gestão de seus ativos, agora na versão 7.6.
A usina possui cerca de 6500 ativos de manutenção, entre equipamentos e componentes localizados ao longo das plantas, seus equipamentos estão localizados em sistemas de posição hierárquicos inclusive possuindo identificação de instalação para seus os componentes.
A empresa contratou mão de obra para execução das atividades de controle e manutenção na usina, e passou a utilizar o sistema IBM MAXIMO EAM para controle da apropriação de horas de suas equipes, bem como de mão de obra terceirizada que venham a executar as atividades de manutenção na usina.
Com a utilização do sistema IBM MAXIMO EAM a empresa passou a gerir seus planos de manutenção preventiva conforme cronograma definido. Alguns equipamentos necessitam de um controle de geração de preventiva por horas trabalhadas e outros por frequência baseada em tempo; o sistema IBM MAXIMO EAM permite este controle. Hoje há cerca de 4000 planos de preventiva e serão controlados pelo sistema, com seus devidos planos de trabalho associados. Alguns planos de preventiva serão executados em sistema de rota, onde se pode determinar várias atividades para execução em equipamentos similares ou distintos de uma forma ordenada em sequência.
Além do controle de seus ativos a GERA Maranhão decidiu, através do módulo de inventario, por gerenciar o controle de sobressalentes no sistema IBM MAXIMO EAM, onde poderá ter uma visão de todos os itens utilizados em seu processo de manutenção; controlando a entrada e saída de materiais dos almoxarifados, assim como devoluções de itens planejados e não utilizados. Como o processo de compra é feito em outro sistema, parte deste processo será gerenciado no sistema de forma que irá facilitar o recebimento do material para entrada dos saldos do almoxarifado.
O processo diário de leitura dos medidores será automatizado pela Gera Maranhão enviando as leituras através da integração entre o sistema supervisório e o IBM MAXIMO EAM.