Vivemos na era da informação e, hoje, o conhecimento acumulado ao longo do tempo de operação tem um valor estratégico na gestão de uma empresa. Por isso, é necessário investir em políticas de governança de dados. Você sabe qual a importância dessa rotina para o futuro da companhia?
Em caso negativo, não se preocupe. Neste post, nós reunimos algumas informações valiosas que farão você perceber a necessidade de se investir em governança de dados como forma de proteger sua empresa e melhorar a sua eficiência. Continue conosco e confira!
O que é governança de dados?
A interação entre uma empresa e seus clientes, fornecedores, governo, entre outros, gera uma imensa montanha de dados diária que tem um valor estratégico para o negócio.
É por meio da análise e da interpretação dessas informações que pode ser gerado conhecimento a ser usado para prever determinados resultados, visualizar oportunidades de melhoria, verificar falhas a serem corrigidas entre outras atividades.
No entanto, não utilizar toda essa gama de informações não é uma tarefa simples. A governança de dados é a iniciativa que uma empresa cria para aplicar um conjunto de políticas e regras em relação ao uso e à distribuição de suas informações.
Como funciona?
Tudo o que for relacionado às informações internas da empresa, de valor estratégico e confidenciais, deve ser abrangido pelas regras de governança de dados. As principais políticas são:
- Atribuir responsabilidades aos colaboradores acerca das informações sob sua tutela;
- Garantir a qualidade, utilidade e disponibilidade das informações;
- Armazenar os dados com segurança;
- Criar métricas para a utilização das informações;
- Processos para coleta e padronização dos dados;
- Transformação dos dados em informação, e posteriormente conhecimento.
O gestor é o principal responsável por implementar as políticas de governança de dados, contudo, é necessário que toda a equipe tenha em mente a importância dessas regras para o bom funcionamento da empresa.
Qual a sua importância?
O gerenciamento eficiente dos dados é essencial para a organização correta da companhia. A falta de uma governança efetiva pode trazer uma série de inconvenientes, como dados mal estruturados, prejudicando a tomada de decisões
Com a implantação de políticas de gestão da informação eficazes, existe o aumento no gerenciamento da empresa, podendo-se verificar claramente quais são as principais oportunidades.
Quais os principais benefícios?
Existem diversas vantagens na implantação de políticas de governança de dados. Confira algumas a seguir!
Segurança
O aumento da dependência tecnológica das empresas vem sendo acompanhado pelo grande número de ciberataques. Uma gestão de informação conta com regras de segurança capazes de garantir a proteção de seus dados.
Eficiência
Um dos maiores desejos dos gestores é o aumento de eficiência, e isso pode ser alcançado por meio de um gerenciamento de informação. Os colaboradores terão um maior conhecimento disponível, melhorando seus resultados.
Redução de gastos
A governança de dados diminui erros e melhora a eficiência de toda a equipe. Com isso, existe uma redução significativa de custos operacionais da empresa. Esses valores podem ser investidos, então, em outras áreas do negócio.
A governança de dados deixou de ser uma tendência para o futuro e tornou-se essencial para manter a competitividade das empresas na nova realidade do mercado.
Gostou deste post? Quer saber mais? Assine agora a nossa newsletter e não perca mais nenhuma de nossas publicações!