Uma das tendências de TI com maior potencial para o ambiente corporativo é a Internet das Coisas (IoT). A chegada ao mercado de uma nova categoria de dispositivos inteligentes que pode ser utilizada em empresas de diferentes perfis, seja para automatizar rotinas ou para melhorar o fluxo de trabalho proporcionou novas formas de reduzir custos e aumentar a competitividade.
Quer saber mais sobre o tema e como combinar a IoT e a Manutenção Preditiva? Então leia o nosso post de hoje!
O que é IoT
IoT, sigla para Internet of Things (ou apenas Internet das Coisas, em português), utiliza sensores embarcados em dispositivos inteligentes com conexões de dados para trocar informações e fornecendo dados que podem ser utilizados tanto em ambientes domésticos como comerciais. Essa nova categoria de hardware inclui aparelhos como:
- lâmpadas com controle via web;
- sensores de vibração;
- termostatos;
- eletrodomésticos controlados via Wi-Fi;
- sensores de saúde;
- equipamentos de monitoramento de ambiente.
Como a Internet das Coisas muda o ambiente corporativo
No ambiente corporativo, a Internet das Coisas pode ter um papel de destaque ao longo dos próximos anos. Toda empresa busca otimizar os seus processos e, com a IoT, o gestor consegue criar uma visão abrangente sobre o funcionamento do negócio, os pontos que necessitam de melhorias e os fatores que contribuem para o aumento ou a diminuição das receitas a médio e longo prazo.
Na logística, por exemplo, a IoT auxilia empresas a terem maior conhecimento sobre o estado da entrega de cada mercadoria. Dessa forma, corporações podem rastrear gargalos com alta precisão e evitar atrasos.
Já na área de TI, dispositivos inteligentes podem controlar automaticamente a temperatura do ambiente. Dispositivos inteligentes podem controlar a sua performance automaticamente, garantindo que a infraestrutura sempre faça o melhor uso possível dos recursos disponíveis e, assim, diminuindo os gastos com eletricidade.
Todas as áreas da empresa, com o apoio de dispositivos inteligentes, podem identificar o número de pessoas em um local e, assim, ajustar automaticamente a temperatura do ambiente, mantendo sempre a melhor sensação térmica possível sem que isso impacte nos custos elétricos. Assim, não só a empresa poderá reduzir os seus gastos, mas também conseguirá criar um ambiente de trabalho capaz de gerar mais engajamento para os profissionais de todas as áreas.
A segurança de ambientes de risco é também otimizada. Equipamentos como detectores de presença, câmeras IP e dispositivos RFID otimizam o controle de acesso a locais controlados, dando mais integridade para a organização.
Uso da tecnologia para otimizar a cadeia operacional
A integração da IoT e a Manutenção Preditiva é um dos maiores potenciais dessa tendência de TI. Como se trata de uma parte do negócio que busca continuamente mecanismos para identificar antecipadamente falhas, o gestor deve possuir uma visão abrangente sobre o funcionamento de cada máquina. E com a IoT, verificar a performance de um dispositivo torna-se algo muito mais simples.
A predição das falhas será automatizada com o apoio da coleta de dados sobre a performance de cada equipamento em tempo real e o uso de algoritmos capazes de prever quando uma falha está prestes a ocorrer. Em uma indústria, por exemplo, um sensor pode verificar continuamente a vibração de uma máquina e emitir alertas caso algum comportamento aponte um problema futuro.
Uma vez que toda a infraestrutura do negócio é monitorada em tempo real, gestores podem rastrear pontos de atenção com mais precisão. Predição de falhas, vulnerabilidades e outros fatores que interferem na performance de um setor são mensurados com agilidade. Assim, a companhia pode tomar medidas preditivas antes que o impacto ocorra.
Em outras palavras, investir na integração da Manutenção Preditiva e a IoT é algo crucial para otimizar o ambiente de trabalho e gerar mais competitividade para a empresa. O gestor conseguirá otimizar a infraestrutura do empreendimento de uma forma mais inteligente, evitando riscos e atacando problemas mesmo antes de sua ocorrência. Assim, a companhia garantirá que os seus recursos sempre serão utilizados da melhor forma possível.
A Internet das Coisas está inserida em um conjunto de tendências conhecida como a Indústria 4.0. Quer saber como isso afetará a nossa vida? Ou procura conhecer ainda mais sobre IoT e a Manutenção Preditiva? Veja o post que preparamos sobre o tema!