Essa é uma pergunta recorrente quando se fala das inovações digitais: afinal, o que é machine learning? Pois bem, trata-se de uma técnica de Inteligência Artificial para analisar dados automaticamente e construir modelos preditivos. A ideia é que os sistemas aprendam com dados, identifiquem tendências e tomem decisões com autonomia.
As aplicações do machine learning estão cada vez mais presentes nas nossas vidas e essa é a tendência da transformação digital. Carros autônomos, detecção de fraudes, sugestões de compras, hashtags e reconhecimento facial são bons exemplos dessa tecnologia.
O conceito de BI surgiu nos anos 90 e se refere aos procedimentos de organização, coleta e análise de dados com o fim de melhorar a inteligência competitiva dos negócios. Mas como aplicar o machine learning no meu BI? Ficou interessado no assunto? Então confira o texto abaixo. Venha comigo!
Otimização de processos
A aprendizagem de máquina é capaz de otimizar os processos internos de descoberta, coleta, análise e previsão de dados e cenários das soluções de BI. Os algoritmos de Inteligência Artificial são autossuficientes e conseguem visualizar padrões rapidamente.
A integração entre sistemas de BI e de machine learning é benéfica para a alta gestão, visto que gera informações precisas e no momento adequado. Trata-se de uma inovação capaz de acompanhar as mudanças rápidas nos negócios.
Análises de BI otimizadas geram novos insights para os gestores e mais acurácia nas tomadas de decisão. Os investimentos em machine learning já são realidade e podem racionalizar substancialmente as suas soluções de BI.
Previsão de eventos
Os algoritmos de aprendizagem supervisionada utilizam entradas e saídas rotuladas para prever eventos futuros. Por meio de comparações sucessivas, classificação e regressão, esses programas conseguem encontrar anomalias nos dados e sugerir possíveis ações.
A aprendizagem supervisionada é muito aplicada em bases com dados históricos de modo a prever os eventos com maior probabilidade. Com isso, torna-se possível visualizar fraudes e transações incomuns.
Detecção de anomalias em tempo real
Por meio do machine learning, é possível coletar e analisar os dados do seu BI continuamente. Trata-se de uma otimização de algoritmos que permite a visualização em tempo real de anomalias nas informações. Ao identificar eventos incomuns, os gestores podem se precaver e evitar prejuízos para o negócio.
Integração com bots
Bots são robôs programáveis que visualizam padrões nos dados e propõem soluções para determinados problemas. São perfeitamente integráveis às soluções de BI, já que possuem um alto poder de processamento de informações.
Os processos de negócio precisam de integração e otimização, e por meio dos bots, torna-se possível automatizar tarefas e decisões padronizadas. A inteligência competitiva acontece quando os agentes e soluções de BI atuam de forma autônoma e com eficiência.
Behavior Analytics
Isso mesmo, análise de comportamento. Essa é a próxima fronteira para os novos sistemas de BI e será o ponto fundamental do relacionamento com os clientes. As novas tendências de negócios valorizam as experiências personalizadas e os produtos conforme as necessidades exatas dos consumidores.
Por meio da captura e da organização de dados não estruturados, os algoritmos de machine learning conseguem prever comportamentos possíveis e gerar dashboards precisos. Esse é o futuro da gestão.
Pois bem, essas são as formas do machine learning melhorar a qualidade das análises do seu BI. Gostou do texto? Então, confira também esse nosso artigo sobre as tendências da inteligência artificial.