Como a análise de dados pode ajudar a aumentar as vendas?
Publicado em 22/02/2021
Escrito por iT.eam Tecnologia
Leia em 6 minutos
Nos últimos anos, a análise de dados tem se mostrado cada vez mais presente na rotina da gestão empresarial e igualmente no dia a dia das equipes. Contudo, será que todos os empreendimentos estão preparados para colocar em prática essa metodologia? A resposta é não! Ainda há um grande número de empreendimentos que desconhecem ou falham ao processar as informações e, consequentemente, não conseguem ganhar vantagens competitivas e aumentar as vendas. Então, como reverter esse jogo?
Neste post, vamos mostrar por que uma análise de dados acertada é capaz de influenciar a otimização do desempenho e os resultados do seu negócio.
Siga a leitura e confira!
Ela é uma peça fundamental não só para medir a performance das estratégias de venda, mas principalmente para ajustar as campanhas com o perfil da sua base de clientes. Basicamente, as análises trazem as informações necessárias para alinhar a atuação da empresa com as expectativas do público-alvo. Desse modo, suas ações são melhor organizadas e trazem mais efetividade para a prospecção e a fidelização do consumidor.
Quando a análise de dados é bem executada, fica mais fácil estipular métricas e mensurar a performance de vendas do negócio. Em suma, a metodologia ajuda você a entender os pontos fortes e o que necessita de aprimoramento, auxiliando o processo de tomada de decisão, bem como a descoberta das soluções ideais para a otimização das vendas.
Para emitir relatórios úteis e que apoiem positivamente a sua tomada de decisões, alguns dados de vendas devem ser verificados com atenção. Conheça os principais deles a seguir!
Dentre os diferenciais competitivos gerados pela implementação da análise de dados, podemos destacar a capacidade de explorar as características comuns entre consumidores. Isso permite identificar tendências com mais precisão e reverter esse conhecimento em soluções, para que não somente as campanhas de comunicação estejam alinhadas com as expectativas desses clientes, mas que toda a jornada de compra seja mais simples e satisfatória.
Os benefícios não param por aí! A empresa também é capaz de antecipar mudanças de comportamento no público e prever reações do mercado diante de determinados cenários. Afinal, as anseios dos consumidores podem mudar em uma velocidade muito rápida.
Portanto, uma abordagem baseada em dados pode proteger o negócio, por exemplo, do encalhamento de produtos. No fim das contas, a análise de dados reflete na capacidade da empresa expandir as vendas de modo geral, sempre de olho no que pode acontecer no futuro.
As interações de uma marca com a sua audiência também representam um imenso volume de dados. Com o auxílio de um sistema inteligente, o aproveitamento das informações coletadas é muito maior — os gestores conseguem acompanhar cada ato do consumidor ao longo da sua jornada de compra.
Nesse contexto, é possível verificar o horário de pico de vendas em determinado canal e direcionar esforços para que a qualidade do atendimento não caia nesse intervalo. Você pode conferir, por exemplo:
A procura de produtos específicos também é um hábito dos clientes que precisa ser acompanhado por meio da análise de dados. A ideia é detectar essa preferência de usá-la ao seu favor, não deixando faltar estoque, trabalhando melhores condições de mercado, entre outras estratégias. Outro ponto interessante para reforçar o seu planejamento de vendas é observar o tempo gasto para finalizar uma compra.
A demora para chegar à conclusão dessa etapa talvez signifique alguma dificuldade com o layout do site, uma baixa persuasão das campanhas ou dos vendedores etc. Por isso, atentar-se a cada detalhe será decisivo para quem deseja aumentar as vendas. Assim, a análise de dados é o caminho certo para atingir esse objetivo.
A prospecção de clientes é uma tarefa essencial para a sobrevivência e os bons resultados de uma empresa. Contudo, se não há clareza sobre o que fazer após a captura dessa audiência, todos os esforços de tempo e dinheiro terão sido em vão. Nesse contexto, mais uma vez, a análise de dados entra em cena para assegurar a coerência das suas estratégias e, sobretudo, a lucratividade.
O domínio de informações é uma das principais armas para atender demandas maiores e com um alto grau de personalização. O processo de análise de dados torna possível a definição dos padrões. Enfim, você consegue entender quando um lead está pronto para compra e quando ele deve ser melhor trabalhado.
O suporte de ferramentas e tecnologias é indispensável para que as empresas tenham um acesso eficiente e preciso aos dados. Isso porque, devido à enorme quantidade de informações colhidas diariamente, apenas a força de trabalho humana não é capaz de executar a análise com tanta agilidade e com a mínima exposição a falhas.
Como o mundo empresarial extremamente dinâmico, a tomada de decisão também necessita acompanhar esse ritmo. Portanto, a automação entra com o mecanismo facilitador desse ciclo. Hoje, os melhores players do mercado acompanham suas estratégias em tempo real. Às vezes, é exigido fazer mudanças durante a execução de uma estratégia — o que depende de recursos modernos e inteligentes.
A verdade é que de nada adianta ter toda imensidão de dados disponíveis se você não tem meios para decifrá-los e colocá-los para trabalhar a seu favor. Logo, não dá para pensar em análise de dados sem o apoio do Big Data e demais instrumentos de TI.
Aumentar as vendas é uma tarefa que enseja desafios constantes. Por isso, a análise de dados cumpre um papel cada vez mais relevante no desenvolvimento do setor e no impulsionamento de resultados. Lembrando de que ferramentas e equipes também devem estar alinhadas com essa estrutura.
Gostou do artigo? Agora que você entendeu a importância da análise de dados para o seu negócio, aproveite para dividir esse conhecimento com amigos e parceiros. Compartilhe nas redes sociais!
Cadastre-se em nossa newsletter
Preencha o formulário para receber diretamente em seu e-mail conteúdos exclusivos para transformar seus negócios.