O poder da inteligência artificial no atendimento ao cliente

As aplicações da inteligência artificial no atendimento ao cliente são inúmeras e surpreendem cada dia mais. É possível solucionar problemas clássicos e otimizar os resultados, com garantia de uma maior fidelização dos consumidores, além de estímulo à inovação nos processos empresariais.

Com um sistema cognitivo na sua companhia, o gestor ganha uma ferramenta para apoiar suas análises e atividades e suprir as demandas dos departamentos da empresa. Para saber mais, continue acompanhando.

O que é inteligência artificial (IA)?

É uma área que busca tornar os computadores mais autônomos e capazes de executar atividades com precisão e eficiência. Quando os estudos nesse campo começaram, por volta dos anos 40, o objetivo era modesto, mas atualmente, o foco é em simular a forma como a mente humana opera: nossos sentimentos, nossa capacidade de comunicação e tomada de decisões.

O grande destaque da IA é a versatilidade. Suas aplicações impactam diversos setores, ramos e nichos, agregando mais eficiência operacional e otimizando a produtividade. Mesmo com a resistência de funcionários humanos, que pensam que esses sistemas surgiram para tomar seus empregos, os softwares cognitivos estão sendo utilizados para cooperar com mão de obra humana também.

Quais as vantagens da inteligência artificial no atendimento ao cliente?

Uma das principais aplicações dessas tecnologias é no atendimento ao consumidor. A seguir, discutiremos algumas das vantagens dessa combinação.

Automatização

Com o uso de softwares cognitivos, para realizar atividades repetitivas, é possível reduzir custos com pessoal e alocar funcionários para tarefas mais estratégicas e importantes. A automatização gera mais agilidade, produtividade e fluidez.

Eliminação do tempo de espera do cliente

Outro dos principais benefícios, é o fato de que um sistema de IA está sempre disponível para o consumidor: 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso ajuda a satisfazer ainda mais o público, gerando a sensação de atenção contínua. Além disso, é útil para resolver os problemas do consumidor em menos tempo, o que também contribui para a fidelização.

Análise de dados integrados

A inteligência artificial também possibilita uma análise de dados mais eficiente, com cruzamento de informações de diversas fontes para gerar um atendimento mais segmentado e ágil. Dessa forma, as companhias conseguem resolver os problemas do consumidor correlacionando dados e devolvendo informações úteis ao suporte, tornando-o mais multifuncional e proativo. Também, viabiliza o estudo do perfil para sugerir ofertas especiais e trabalhar abordagens específicas.

Atendimento personalizado

Ademais, o atendimento pode se adequar às preferências do cliente mais facilmente, com adaptação do tom e abordagem, sempre que necessário. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver o relacionamento com o público e a valorização da marca.

Menos erros

O suporte também ganha com menos falhas no processo de solução das dúvidas e manuseio de informações. Isso ajuda a prevenir questões legais e melhora a satisfação do usuário.

Como implementar um sistema de IA?

Para implantar um sistema desse tipo, é importante ter uma boa noção das atividades que podem ser automatizadas. Logo depois, é necessário estudar uma forma de instalar softwares que não custem muito e que não sejam muito complexos. O ideal é que a companhia comece com propostas menos inteligentes e, aos poucos, busque soluções mais robustas a depender da necessidade — e da estratégia.

É importante coordenar a equipe interna e educá-los acerca da IA, seus benefícios e limites. Assim, o software trabalhará junto com os membros humanos e os resultados serão ainda melhores. O foco deve ser sempre a satisfação do cliente. Portanto, mensure os resultados e obtenha feedbacks. Se os números não estiverem bons, não tenha medo de implementar ajustes e buscar adaptações. O objetivo deve ser otimizar a experiência do consumidor e tornar o relacionamento mais agradável.

A IA é um dos campos mais importantes da computação moderna e está gerando diversos resultados positivos, em diversas aplicações diferentes de vários setores. No atendimento, essa tecnologia pode ajudar a melhorar a produtividade e a experiência, com foco na personalização.

Quais as suas impressões sobre a inteligência artificial no atendimento ao cliente? Nos diga nos comentários!