Gestor, sua empresa está protegida contra incidentes que possam colocar em cheque suas operações cotidianas? Saiba que para obter um modelo de gestão de continuidade eficiente é preciso dispor de um diagnóstico por meio da Business Impact Analysis, bem como uma matriz descritiva de ações efetivas com base nas diretrizes contidas na norma ISO 22301.

A adoção dessas duas práticas pode ser o diferencial que faltava para colocar sua empresa um passo à frente da concorrência. Por isso, acompanhe o texto na íntegra e conheça informações relevantes para planejar e implementar um modelo de gestão de continuidade de negócio simplesmente incrível.

O que é gestão de continuidade?

A gestão de continuidade de negócio (GCN) é um conjunto de medidas para a assegurar o pleno funcionamento de processos críticos, mesmo com a ocorrência de um evento súbito e de grande escala. Para facilitar a compreensão do modelo, podemos destacar que essas medidas permitem que o espetáculo continue, ainda que alguns dos membros do elenco não se façam presentes.

A GCN é instrumentalizada por meio da elaboração do Plano de Continuidade do Negócio (PCN) e do Programa de Administração de Crises (PAC). Este padroniza os procedimentos de resposta e os critérios de avaliação do impacto do evento; aquele, por sua vez, tem por escopo a recuperação dos recursos que foram afetados pelo incidente.

Imagine o seguinte cenário, um bug no sistema de gestão da plataforma de uma corretora de investimentos, por exemplo, ocasiona a suspensão dos serviços durante 24 horas. Certamente, sem um modelo efetivo de gestão de continuidade, o prejuízo financeiro seria de tamanha magnitude que, muito provavelmente, tal corretora tivesse que encerrar suas atividades.

Como anteriormente destacado, o PCN é um conjunto de ações planejadas que devem ser realizadas para que os recursos mais importantes do negócio continuem em pleno funcionamento. O desenvolvimento desse plano requer a averiguação do Tempo de Parada Máximo (TMP) de cada processo de negócio. A TMP é obtida por meio da Business Impact Analysis.

Qual o conceito e as principais funções da Business Analysis Impact?

A Business Analysis Impact (BIA) é um relatório executivo que aponta um ranking dos processos mais impactantes do negócio. Isto é, aqueles recursos (máquinas, setor de TI, gestores, dados e etc) que, se não estiverem alinhados e em pleno funcionamento, farão com que a empresa tenha prejuízos.

O levantamento de tais informações ocorre por meio de entrevistas que são realizadas com todos os responsáveis por cada um dos departamentos da organização. Esse tipo de procedimento pode ser demorado, por isso, recomenda-se a adoção de soluções em tecnologia apresentadas por empresas prestadoras de serviço, como a iT-eam, por exemplo.

A matriz permite a identificação de vulnerabilidades e fundamenta a aplicação de estratégias para reduzir os efeitos desses impactos nas atividades empresariais. Ainda, com a BIA é possível quantificar e direcionar os recursos necessários para tratar cada uma das interrupções.

Por isso, a BIA contém as informações necessárias para que o Plano de Continuidade do Negócio seja elaborado e implementado, caso necessário, de maneira efetiva, sem que a empresa comprometa suas atividades e possa continuar entregando seus produtos e serviços com qualidade.

Em que consistem as normas de gestão contidas na ISO 22301?

Organizações dos mais variados tamanhos podem sofrer impactos de desastres de maneira substancial e muitas vezes definitiva. Nesse contexto, a ISO 22301 coloca algumas diretrizes para que um sistema de gestão não só proteja os seus negócios de incidentes inoportunos, como também previne a sua ocorrência.

Tais diretrizes permitem, ainda, que o processo de recuperação das atividades ocorra de forma rápida e efetiva, garantindo que a empresa entregue o seu melhor e obtenha resultados satisfatórios, mesmo diante de um evento desfavorável.

A certificação ISO 22301 promoverá incrementos importantes em termos de resiliência e de recuperação de sua organização no caso de acontecimentos súbitos. Além disso, reduzirá seu perfil de risco para seguradoras e agregará valor a sua marca perante o mercado consumidor.

Qual a relação entre a norma ISO 22301 e a Business Impact Analysis?

A fim de entendermos a relação existente entre a norma ISO 22301 e a Business Impact Analysis, vamos fazer uma analogia. Imagine que um professor de matemática queira aplicar um determinado método de avaliação. Para tal, buscou na literatura quais seriam os modelos mais eficientes para mensurar o nível de conhecimento dos seus alunos.

Após fazer uma pesquisa, descobriu um livro que explicava os caminhos mais adequados para elaborar a prova. Este livro, intitulado ISO 22301, explicava minuciosamente o número de questões, a forma de elaborar os questionamentos, quais os principais aspectos da matéria a serem cobrados, e, sobretudo, quais os mecanismos para corrigir eventuais falhas no aprendizado dos alunos.

Na nossa ilustração, a BIA é o tipo de avaliação (prova) e a ISO 22301 é o livro onde o professor encontrou os direcionamentos necessários para levantar os dados, avaliar o nível de conhecimento e adotar as medidas necessárias e efetivas para corrigir deficiências no aprendizado dos alunos. Os alunos, por sua vez, correspondem à organização empresarial.

Cabe destacar que todo o levantamento de informações pode ser facilitado por meio do emprego de soluções em tecnologia da informação. A adoção de ferramentas como computação na nuvem, internet das coisas e sistemas de gestão mais eficientes gera uma maior eficiência nos processos e agrega valor aos produtos e serviços prestados pela organização.

Com vistas à implementação de um sistema de gerenciamento de continuidade eficiente, além do emprego da BIA e das diretrizes apontadas pela ISO 22301, apostar em um serviço de consultoria especializado pode detectar e corrigir possíveis vulnerabilidades que possam comprometer a segurança de informações estratégicas, por exemplo.

Agora que você conhece a relação entre a norma ISO 22301 e Business Impact Analysis, está apto a adotar as primeiras medidas no sentido de elaborar e implementar uma gestão de continuidade eficiente. Isso representará em uma maior credibilidade para sua empresa e repercutirá em acréscimos exponenciais no que se refere ao posicionamento da sua marca perante o mercado.

Uma das decisões mais importantes deste negócio é a escolha dos parceiros. Por isso, entre em contato com nossos consultores. A iT-eam oferece soluções criativas que aliam inovação, tecnologia e performance.