A inteligência artificial é uma das tecnologias que pode causar o maior impacto no nosso futuro. Aplicados a diferentes cenários, softwares inteligentes podem criar rotinas mais eficazes, evitar o desperdício de recursos e otimizar a experiência de uso de um sistema. Além disso, a IA pode criar ambientes mais integrados e eliminar custos operacionais com facilidade.

E para te auxiliar a preparar o seu negócio para lidar com as novidades do próximo ano, preparamos a lista abaixo com as principais tendências de inteligência artificial. Confira!

1. Otimização de ferramentas de segurança digital

Conforme a tecnologia é integrada a vários setores do nosso dia a dia, o investimento em segurança digital passou a ser considerado uma aplicação estratégica de recursos. E em função dos algoritmos de inteligência artificial, esse tipo de ferramenta pode se tornar mais inteligente e capaz de detectar ameaças e vulnerabilidades com uma precisão muito maior.

O uso de funcionalidades de inteligência artificial permite que softwares de segurança digital atuem ativamente para detectar problemas. Isso envolverá até mesmo as vulnerabilidades que não tenham sido divulgadas abertamente ou mesmo ransomwares: conhecendo o comportamento do usuário, o sistema pode identificar contas comprometidas e tentativas maliciosas de acesso a recursos com mais rapidez e precisão.

2. Utilização de veículos autônomos

Os veículos autônomos podem causar grande impacto na sociedade e no ambiente de negócios. O potencial é tamanho que essa é considerada uma das maiores tendências de inteligência artificial. Com automóveis capazes de se guiarem sem a inteligência humana, os setores de logística conseguirão otimizar os seus serviços com muito mais eficácia.

Assim, o uso desse tipo de veículo para a entrega de produtos promete eliminar uma série de problemas enfrentados diariamente por quem trabalha na área. O desperdício de recursos será menor, assim como o prazo de entrega. Dessa forma, companhias conseguirão manter prazos em dia mesmo em momentos de alta demanda, como o Natal.

3. Aperfeiçoamento dos softwares de aprendizado de máquina

A experiência de uso é um dos principais fatores que impactam no sucesso de uma aplicação. E com a possibilidade de otimizar recursos automaticamente, o desenvolvedor garante que os seus sistemas terão sempre uma usabilidade de ponta.

Conhecendo a maneira como cada perfil de usuário utiliza um software, o sistema pode automaticamente filtrar conteúdos. Funcionalidades mais populares e dados acessados com maior frequência passam a ser exibidos em destaque, dando mais produtividade para o usuário. Consequentemente, as chances de uma pessoa se manter fiel a uma aplicação é ampliada continuamente.

4. Melhor reconhecimento de padrões

Uma das vantagens da inteligência artificial é a possibilidade de ser otimizada automaticamente. E, nesse cenário, o reconhecimento de padrões cada vez mais precisos pode impactar uma série de serviços e ferramentas de TI. E essa é uma das tendências de inteligência artificial que será mais presente nas nossas vidas em 2018.

As assistentes pessoais, por exemplo, conseguirão reconhecer comandos de voz com mais precisão. Isso trará novas possibilidades para empresas: integradas ao ambiente industrial, por exemplo, um sistema de comando de voz pode auxiliar profissionais a executar tarefas complexas sem ter que utilizar as mãos para executar um comando. Assim, erros e riscos caem consideravelmente.

Como você pôde perceber, a IA veio para ficar e cada vez mais as empresas devem prestar atenção nas diferentes usabilidades para conseguir sair na frente da concorrência.

Qual dessas tendências de inteligência artificial possui o maior potencial para você? Compartilhe o post nas redes sociais com a resposta!