Utilização do IBM Cognos Analytics aplicada ao IBM MAXIMO

A gestão de ativos se tornou tema central de diversas organizações por prover compliance, redução de riscos, aumento de produtividade e segurança, tomada de decisões, eficiência operacional, redução de parada de ativos, prevenção de falhas etc. Toda a gestão de ativos de uma organização que se preocupa com resultados, pode ser realizada através da ferramenta IBM MAXIMO.

Com a utilização do IBM MAXIMO, é de suma importância que ocorra junto à gestão de ativos, a análise dos dados do dia a dia da operação das organizações. A melhor forma de realizar essa análise é por meio do COGNOS ANALYTICS – ferramenta também da IBM e que é integrada não só ao banco de dados do IBM MAXIMO, mas ao framework em si.

O IBM Cognos Analytics é uma ferramenta de gerenciamento de desempenho de inteligência de negócios, que integra relatórios, painéis (Dashboards) e histórias, permitindo a tomada de decisões organizacionais, que tangem ao gerenciamento de ativos, de forma assertiva, baseada em dados, e em tempo real.

Sobre as três formas de apresentação de dados do Cognos, traça-se comparativo na tabela abaixo:

Relatórios Dashboards Histórias (Stories)
Apresentam os dados de forma estruturada e detalhada, podendo ser interativo de acordo a necessidade do cliente. Quando comparado com os dashboards, provém insights detalhados sobre as métricas da organização, apresentando dados atualizados, do momento da geração do relatório.

 

Apresentam os dados em painel visual, de forma clara, concisa, e funcional à organização. Fornecem visão instantânea de desempenho e métricas, além de ser interativo com o IBM MAXIMO. Ao visualizar informação no Dashboard, é possível clicar na informação e visualizá-la dentro do IBM MAXIMO. É funcionalidade de narrativa visual dos dados, apresentando sequência de cenários com base nos dados e em linha de tempo da organização. O formato dessa funcionalidade é de story telling.

 

 

O Cognos suporta o tratamento, análise e visualização dos dados, provendo insights valiosos em tempo real à organização, que podem ser customizados. Por meio da customização de dashboards e relatórios, o usuário pode ter à um clique diversas informações que respondem sobre eficiência, produtividade, tempo de parada, indicadores, e o que mais desejar que possa ser extraído em termos de importância x usabilidade do IBM MAXIMO na organização.

Traçando um comparativo simples, em termos de manutenção, é possível viabilizar dashboards com indicadores como o Mean Time Between Failures (MTBF), Confiabilidade, Parada de Ativo (Machine Downtime) e cruzá-los com informações da planta da operação, equipamentos, tags de tipo de serviço e equipe responsável, dentre outras informações que possam trazer valor à organização, e que são utilizadas na gestão de ativos por meio do IBM MAXIMO.

Uma vantagem de utilizar o COGNOS como ferramenta de BI, é a extinção da necessidade de tratamento de dados integrados somente com a base de dados – sem iteração com a ferramenta de gestão de ativos IBM MAXIMO. Utilizando o COGNOS e o IBM MAXIMO, pode-se realizar aferições em tempo real para checagem de dados e análise profunda dos registros que se deseja, estando à apenas um clique entre o dashboard/relatório e a ferramenta.

Outra vantagem, é que o Cognos possui inteligência artificial para traçar gráficos preditivos, de fácil interpretação para usuários, agregando valor à sua utilização de forma a antecipar a tomada de decisões em cenários críticos – como definir a manutenção de um ativo antes de sua falha.

A utilização do COGNOS, possibilita a exploração de dados de forma interativa e flexível aos usuários, tendo arquitetura orientada a serviços (SOA – Service-Oriented Arquiteture) com recursos de relatórios AD HOC (gerados de acordo com a necessidade da organização), e visualização de dados de forma avançada.

Algumas outras vantagens de se utilizar o IBM COGNOS ANALYTICS, estão listadas abaixo:

  • Relatórios paginados, que permitem exportação em PDF, CSV, XLSX, HTML e XML, prontos para impressão, ou utilização externa;
  • Programação de relatórios para execução e envio durante um período específico;
  • Formatação de células de relatório independentes uma das outras;
  • Permissão de copy/paste de especificação de relatórios para a área de transferência;
  • Exploração Drill Through – mais detalhes sobre indicadores, e gráficos apresentados;
  • Relatórios com manipulação extensiva de dados tratados do IBM MAXIMO;
  • Atualização automática de componentes.

Deve-se ressaltar que clientes que possuem o IBM MAXIMO & MAS, podem utilizar o Cognos Analytics sem custo de licenciamento para obter todas as vantagens de análise de dados sobre gestão de ativos.

A iT.eam possui equipe especializada na ferramenta IBM Cognos Analytics, para atendimento de demandas que vão desde a implantação até a customização e suporte à essa ferramenta.

 

Escrito por: Luna Giffoni