Security Analytics: ferramenta imprescindível para sua empresa
Published on 08/08/2022
Written by iT.eam Tecnologia
Read in 6 minutes
A segurança de dados é algo crítico para negócios que mantêm a tecnologia integrada ao seu dia a dia. A integração de soluções como a Internet das Coisas, o Big Data e a computação na nuvem nos processos corporativos exige um cuidado redobrado com os seus dados. Nesse contexto, o Security Analytics é uma peça-chave para o sucesso dos processos de gestão da informação.
Ele ajuda o negócio a ter ações mais integradas na hora de evitar, identificar e mitigar ameaças. Isso garante maior agilidade para solucionar problemas e manter a integridade da sua infraestrutura. Ou seja, dá mais confiabilidade ao negócio no médio e longo prazo.
Se você quer saber mais sobre o Security Analytics e como ele pode ajudar a sua empresa, confira o post a seguir!
Security Analytics é o termo utilizado para uma estratégia de segurança digital que combina o uso de softwares, algoritmos de análise de dados e processos analíticos a fim de identificar ameaças em potencial para a infraestrutura de TI.
Essa abordagem permite ao time de TI ter uma visão mais abrangente sobre o que pode ou não afetar a integridade das informações. A partir disso, é possível mitigar ameaças com mais agilidade. Ou seja, mantém tudo o que envolve a TI mais confiável.
O Security Analytics se diferencia de políticas de segurança de dados tradicionais por utilizar um número maior de mecanismos para garantir a segurança da empresa. Adotando essa estratégia, o time de cibersegurança conseguirá entender, de maneira flexível, o estado de toda a infraestrutura de TI e o comportamento dos usuários. Ao mesmo tempo, poderá criar fluxos de ação personalizados para lidar com cada ameaça.
Os relatórios utilizados para a tomada de decisão também são mais abrangentes. O maior mix de ferramentas usadas para proteger a empresa amplia a quantidade de informações disponíveis para que ela aja quando for necessário. Com isso, as decisões sempre terão um maior número de informações como base.
O investimento em boas estratégias de segurança digital deve ser uma prioridade para qualquer empresa. Em um contexto em que os negócios precisam estar atentos a ameaças em constante mudança e no qual o uso da TI é disseminado, isso é ainda mais importante. Por isso, apostar em ideias como o Security Analytics é sempre uma ótima escolha.
Confira a seguir os benefícios do investimento em uma abordagem orientada pelo Security Analytics!
O mercado atual traz um grande número de regras sobre o modo como os dados corporativos são utilizados. Elas podem ser restritas ao setor ou servirem para toda a economia, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Nesse sentido, estar adequado a elas é fundamental para evitar problemas no dia a dia.
Uma empresa que investe no Security Analytics tem mais recursos para se alinhar com as principais normas de gestão e uso de dados do setor. Os times contarão com mecanismos mais abrangentes para manter as informações sobre controle e em conformidade com os padrões do mercado. Com isso, multas serão evitadas, e a marca terá o sucesso esperado.
O Security Analytics é uma estratégia que amplia os mecanismos de monitoramento da infraestrutura de TI. O seu uso disseminado no ambiente de trabalho, em outras palavras, dá mais visão para a empresa identificar possíveis problemas e corrigir erros. Afinal, os times entenderão como todas as ações afetam a segurança dos usuários, o que permite otimizações muito mais precisas.
Toda política de gestão de TI e compliance deve ser otimizada. Adotando o Security Analytics, a empresa contará com dados mais inteligentes para fazer esse processo. Isso garante que as revisões das políticas terão maior nível de impacto e conseguirão gerar maior retorno para o negócio.
Um dos pontos críticos de qualquer política de segurança de dados é ter mecanismos para lidar com ataques. A empresa deve estar pronta para mitigar as ameaças que ela já conhece e as que ela não sabe que existem. Isso se faz com boas estratégias de gestão da informação.
O Security Analytics, por exemplo, permite que isso aconteça. Como as ferramentas de otimização e controle das informações serão mais abrangentes e flexíveis, o negócio rastreará problemas com mais abrangência. Assim, será muito mais fácil resolver possíveis ataques.
Os processos de segurança devem ser otimizados continuamente. Afinal de contas, o perfil da infraestrutura de TI e das ameaças está evoluindo de maneira contínua. Por isso, o negócio deve estar pronto para se adaptar e se manter alinhado com as normas do mercado.
O Security Analytics, por ser uma estratégia que afeta toda a infraestrutura de TI, dá mais dados para a empresa. Isso facilita os processos de otimização e gestão da segurança de dados. Afinal, avaliar o que deve ser melhorado em médio e longo prazo será muito menos difícil.
Todos os benefícios citados acima contribuem para tornar o uso da TI no ambiente corporativo mais confiável. A empresa poderá investir no Big Data, na Internet das Coisas e em outras tendências lidando com menos riscos no processo. Isso dá mais segurança e confiabilidade à marca, ou seja, torna o negócio mais competitivo.
A tecnologia se tornou crucial para qualquer operação corporativa moderna. E, conforme os dados circulam no ambiente corporativo, eles ganham valor e devem ser protegidos com mais cuidado. Nesse sentido, o Security Analytics é uma ótima abordagem para as políticas de gestão de informações.
Como vimos, o Security Analytics fornece mais caminhos para o negócio evitar ataques, mitigar riscos e ter uma infraestrutura robusta e confiável. A empresa poderá reduzir riscos e monitorar possíveis ameaças com agilidade, evitando que elas causem impacto no fluxo de trabalho. Por isso, não deixe de investir nessa ideia para tornar o seu negócio mais eficiente.
Quer saber como levar o Security Analytics para a sua empresa? Então, fale conosco!
Sign up for our newsletter
Fill out the form to receive exclusive content directly to your e-mail that will help transform your business.