04/05/2020
Entenda o que é vulnerabilidade de segurança e quais são as mais comuns

A sua empresa sabe o que é vulnerabilidade de segurança e como ela deve ser combatida? Entre os tópicos que envolvem a proteção de dados, este é um dos mais importantes. Afinal, o uso da TI no ambiente corporativo depende da confiabilidade dos serviços e das soluções.

Quem investe em tecnologia sabe que uma vulnerabilidade de segurança é um risco comum. Quanto mais integrada a infraestrutura de TI está aos processos corporativos, maior a preocupação que o empreendimento deve ter com os riscos que estão atrelados a seus sistemas.

Mas quais são os problemas mais comuns e o que é vulnerabilidade de segurança? Continue a leitura deste texto e entenda!

O que é vulnerabilidade de segurança?

Uma vulnerabilidade de segurança pode ser vista como qualquer fator que possa contribuir para gerar invasões, roubos de dados ou acessos não autorizados a recursos. Elas incluem — mas não se limitam — a itens como softwares mal configurados, aparelhos com sistemas desatualizados e arquivos internos expostos publicamente. Em outras palavras, brechas de segurança são pontos da infraestrutura de TI que tornam mais fácil o acesso não autorizado aos recursos do negócio.

Como uma vulnerabilidade de segurança surge?

As vulnerabilidades de segurança podem surgir tanto por falta de treinamento dos profissionais quanto por uso de soluções de um modo não adequado. Deixar arquivos expostos publicamente é um sinal de que as rotinas internas não seguem boas práticas e contribuem para tornar o ambiente menos confiável. Já a manutenção de sistemas sem atualizações, por exemplo, pode ocorrer pelo fim do suporte ao software ou por processos de teste e validação de updates pouco eficazes.

Qual é a importância de gerenciar e mitigar vulnerabilidades de segurança?

A gestão de vulnerabilidades de segurança é um processo que traz mais confiabilidade para a infraestrutura de TI. Ela garante que o negócio integre a tecnologia em vários processos sem comprometer sua confiabilidade. Além disso, o negócio pode evitar ataques e, com isso, prejuízos relacionados à perda e ao roubo de dados internos.

Sem uma boa gestão de riscos, integrar a tecnologia ao dia a dia do negócio se tornará uma atividade muito mais complexa. Afinal de contas, a TI terá a sua confiabilidade pouco validada pelos usuários. Como consequência, é importante que os possíveis problemas sejam monitorados e mitigados continuamente.

A partir da integração da tecnologia no dia a dia do negócio, os times podem formular medidas mais inteligentes e inovadoras. Novas soluções, como a computação na nuvem e o IoT, serão utilizadas sempre. Dessa maneira, a companhia poderá reduzir custos e maximizar a sua competitividade por meio da transformação digital.

Quais são as vulnerabilidades de segurança mais comuns no ambiente corporativo?

O primeiro passo para evitar que uma vulnerabilidade de segurança cause prejuízos para sua empresa é conhecer as fragilidades mais comuns. Dessa forma, o gestor consegue identificar os riscos que podem impactar seu negócio e, assim, definir medidas de prevenção e mitigação de riscos mais eficazes. Confira abaixo alguns dos problemas mais comuns dessa área!

Problemas na qualidade do código

Softwares mal estruturados são muito mais propensos a terem problemas de segurança. Eles poderão ser utilizados para roubo de informações ou acesso a registros sigilosos do negócio por meio de suas vulnerabilidades. Diante de um cenário em que a tecnologia está integrada a várias atividades, escolher soluções de qualidade é um ponto-chave para evitar problemas de segurança.

Validação de dados ineficiente

Um sistema de validação de dados ineficaz é um tipo de risco que pode impactar diretamente a capacidade do negócio em se defender contra ataques. Portanto, a companhia precisa ter mecanismos para garantir que seus métodos de verificação possam evitar ataques focados na invasão de contas com precisão e qualidade. Isso dará mais confiabilidade para sua infraestrutura de TI e a de seus serviços.

Softwares desatualizados

O uso de softwares desatualizados é uma falha grave. Essa prática expõe o negócio a vulnerabilidades de segurança que possam ser utilizadas para ataques, como roubo de dados e sequestro de informações. Portanto, é fundamental manter todas as ferramentas com a versão mais recente.

Configuração pouco robusta dos sistemas

Todo sistema moderno tem diferentes recursos de segurança e proteção de dados. O time deve conhecer como eles funcionam e quais são as suas bases. Isso permite a configuração da aplicação com um foco na redução de vulnerabilidades e pontos que possam prejudicar o dia a dia do usuário.

Disseminação de más práticas

As práticas dos usuários também podem criar problemas de segurança. E é justamente por isso que muitos negócios investem pesado no treinamento de colaboradores. Afinal, se as suas rotinas contribuem para o aumento do número de brechas, as chances de a empresa ser vítima de um ataque serão muito maiores.

Como evitar vulnerabilidades de segurança em sua empresa?

Para evitar que vulnerabilidades de segurança afetem a confiabilidade da infraestrutura de TI do negócio, algumas medidas podem ser tomadas. Elas devem ser unificadas em uma política de segurança bem estruturada, que garanta aos profissionais de TI a capacidade de prevenir, identificar e mitigar ameaças e riscos com alta precisão e agilidade. Nesse sentido, as medidas que podem ser tomadas incluem:

  • uso de sistemas de monitoramento de infraestrutura e de rede;
  • criação de políticas de controle de acesso restritivas;
  • definição de processos de atualização de softwares mais inteligentes e ágeis;
  • instrução de usuários para uso de senhas complexas;
  • criação de um processo de backup de dados contínuo;
  • adoção da autenticação de dois passos (preferindo modos de validação local de acesso, como uso de apps para criação de códigos de verificação ou tokens USB criptografados), sempre que possível;
  • treinamento de profissionais com a divulgação de boas práticas de segurança digital;
  • investimento em SaaS ou cloud computing;
  • realização dos padrões de segura e acompanhamento das tendências da área.

Essas medidas auxiliam o negócio a evitar riscos e vulnerabilidade de segurança. Nesse cenário, o investimento no SaaS (que auxilia na aplicação mais ágil de atualizações) e na nuvem (que torna o controle de dados mais preciso e centralizado) também é visto como uma das tendências de TI para negócios que querem se manter com alto nível de segurança.

Saber o que é vulnerabilidade de segurança é apenas o primeiro passo para a empresa ter uma infraestrutura mais confiável e robusta. O negócio precisa, também, investir em novas tecnologias e manter-se sempre atento às tendências da área. Isso reduzirá riscos e levará todos os fluxos de trabalho a sempre terem uma boa habilidade de aproveitar os recursos disponíveis.

Quer saber mais sobre como tendências podem te ajudar a ter mais lucro e garantir o sucesso das suas estratégias? Então, veja nossa lista com mais tendências de TI e como elas impactam seu negócio!

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer mais segurança para sua empresa?

Converse agora com
nossos consultores

Entre em contato COM A IT.EAM
+55 (31) 4063-7340 contato@it-eam.com
Rua Sergipe, 1014 | 6º andar
Bairro Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP: 30.130-171