Com o mercado cada vez mais dinâmico e turbulento, os gestores desejam mais do que tudo prever o futuro. Afinal, é preciso ter maior conhecimento sobre o que acontece na empresa, a fim de planejar próximos passos e ações. Para suprir essa necessidade, surgiu a análise preditiva de dados.

A aplicação desse conceito incorre uma série de benefícios, como aumento da visibilidade das informações para gerar uma melhor compreensão do negócio e mais segurança para os processos da empresa.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto, confira este artigo!

 

O que é análise preditiva de dados?

A análise preditiva consiste na organização e extração de informações valiosas de dados históricos para decidir as melhores ações que possam prever possíveis cenários de sucesso para o negócio. Isso é feito com métodos de ciência de dados, estatística e inteligência artificial. Ou seja, ferramentas computacionais poderosas e modelos matemáticos robustos.

É uma das principais análises feitas pela ciência de dados, as outras são: a descritiva, que objetiva esclarecer o que está acontecendo; diagnóstica, que busca explicar o que foi mostrado pela descrição; e prescritiva, que tenta explicitar consequências de determinadas ações futuras.

A predição é feita com base em identificação de padrões, que definem correlação entre fatos. Funciona basicamente assim: se, em um cenário, quando acontece X, a consequência direta é sempre Y, é possível prever com um certo nível de certeza (a probabilidade) que da próxima vez que X ocorrer, a empresa já pode se preparar para Y.

Com a emergência do conceito de Big Data, ferramentas ainda mais robustas e capazes estão sendo requisitadas para analisar e processar essa quantidade imensa de informações.

 

Qual a importância da análise preditiva?

O mercado atual é instável. Diversas variáveis surgem, diferentes cenários são criados e é preciso ajustar as ações o tempo todo para se adequar a isso. Essa é justamente a importância da predição: gerar conhecimento para permitir decisões seguras e certeiras.

Com a predição, também é possível otimizar o uso de recursos e identificar possíveis oportunidades de aumento da lucratividade.

 

Quais os benefícios?

Neste tópico, veremos em detalhes os principais benefícios desse tipo de investigação preditiva.

Otimizar campanhas de marketing

Um dos efeitos dessa análise é a melhora das estratégias de marketing. Afinal, com predições eficazes sobre grandes quantidades de dados, é possível prever com mais facilidade o comportamento e a reação dos clientes e, portanto, alinhar as ações de marketing a eles.

Uma vez que a empresa passa a conhecer melhor seus consumidores, o marketing começa a ser mais efetivo nas sugestões e recomendações, por exemplo. Isso impacta o relacionamento e facilita a fidelização do público.

Detectar fraude

É possível também perceber riscos e fraudes com a análise, que consegue determinar a probabilidade de isso acontecer. Assim, a empresa pode evitar determinadas ações ou concessões que poderão resultar em problemas futuros, favorecendo a segurança dos negócios.

Gerenciar demanda e oferta

Outro grande benefício é o gerenciamento mais seguro da relação entre demanda e oferta, que movimenta qualquer negócio. As predições permitem saber em qual período haverá um aumento da demanda por determinado produto, por exemplo, e assim a empresa pode se preparar para isso e alinhar a produção às expectativas dos clientes.

Reduzir o risco

Investimentos em oportunidades ou em áreas específicas são arriscados. Por isso, é sempre bom contar com ferramentas que avaliam o grau de risco das ações e objetivam reduzi-los.

Sistemas computacionais podem se beneficiar da análise preditiva para enxergar padrões, que auxiliarão na previsão de ameaças ou ataques mal-intencionados, por exemplo. Assim, é possível conhecer o grau de vulnerabilidade para implementar medidas corretivas.

Ou seja, a predição é fundamental para ajudar as empresas no dia a dia a planejarem seus passos e a melhorarem as estratégias internas. Mas também favorece a clareza das informações, que gera conhecimento para os gestores e organiza o fluxo delas dentro das companhias, possibilitando a integração entre diversos setores.

Se você gostou de aprender mais sobre análise preditiva de dados, nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e no Twitter.