O uso de dispositivos mobile tem transformado completamente as atividades empresariais. Esse tipo de tecnologia tem chamado cada vez mais a atenção dos gestores que desejam maior eficiência operacional e redução de custos.
A mobilidade para gestão de ativos, por exemplo, já é realidade em organizações de diferentes portes e setores de atuação. Por isso, no post a seguir, explicaremos o que é essa solução e quais vantagens sua empresa pode ter ao adotá-la. Continue lendo!
O que é mobilidade para gestão de ativos?
Segundo a norma técnica ISO 55000, os ativos de uma empresa são tudo aquilo que representa algum valor para a organização. A gestão de ativos, por sua vez, envolve uma série de atividades que se iniciam desde a avaliação da necessidade do investimento em algum ativo até o descarte correto do mesmo.
O conceito de mobilidade diz respeito ao emprego de tecnologias móveis em diferentes setores. Nele, todas as ações são feitas por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets com o objetivo de gerar maior agilidade, flexibilidade e controle de informações.
Mobilidade para gestão de ativos, portanto, significa utilizar dispositivos móveis para gerenciar ordens de serviços, estoque, comunicação com os clientes, entre outras atividades da área de maneira rápida e eficiente para evitar longas paradas e, consequentemente, perda de dinheiro.
Quais as vantagens dessa solução?
Diversos setores já perceberam como a mobilidade pode trazer muitos benefícios para as suas atividades. No caso da gestão de ativos, uma série de vantagens podem ser geradas para as empresas que investem nesse tipo de solução. A seguir você confere algumas delas:
Melhor gestão das solicitações
Ao utilizar tecnologias móveis para a manutenção de ativos, a gestão das solicitações pode se tornar muito mais eficiente. Isso porque será possível reunir em um único local todos os chamados em tempo real e visualizá-los de acordo com prazos, responsáveis, entre outros, a partir de qualquer lugar.
Isso facilita o gerenciamento, ajuda na programação das atividades e no controle dos indicadores da área. Permite, por exemplo, acompanhar os resultados de cada colaborador individualmente.
Maior produtividade
Uma das grandes vantagens da adoção da mobilidade para gestão de ativos nas empresas é o ganho de produtividade e a redução de retrabalhos. Todos os funcionários da empresa podem solicitar o serviço assim que o problema acontece, independentemente de onde estiverem.
A equipe de manutenção recebe diretamente a solicitação, o que agiliza o suporte. Além disso, é possível acompanhar as equipes em mapas, mudar atividades em tempo real, otimizar a equipe em campo, entre outros.
Mais organização das informações
Com o uso de dispositivos móveis, também é possível planejar melhor as manutenções preventivas e preditivas. Automaticamente, os aplicativos podem utilizar dados, como datas do último atendimento, média de tempo de desgaste dos ativos, entre outras informações para indicar quando as manutenções devem ocorrer.
Ao mesmo tempo em que as informações estarão nas mãos de quem executa o trabalho, o responsável pelo planejamento poderá acompanhar o trabalho nos mapas e enviar atualizações em tempo real.
Nesse post, você viu como a mobilidade para gestão de ativos já é uma realidade em diferentes empresas e o que essa solução significa. Além disso, conferiu as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio. Portanto, não deixe de analisar esse investimento se deseja otimizar a manutenção de ativos da sua organização.
Gostou deste post? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes diretamente no seu e-mail!