A tecnologia trouxe muitas possibilidades para o ambiente corporativo. Uma das mais relevantes é a possibilidade de aproveitar os dados do negócio para otimizar processos. Nesse sentido, tecnologias como Business Intelligence e Business Analytics são fundamentais para que gestores possam tomar decisões mais inteligentes e alinhadas com as demandas internas.
Contudo, para que o uso dessas tecnologias dê certo, a empresa deve entender as diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics e como essas soluções podem ser integradas ao dia a dia da marca. Assim, é possível melhorar os fluxos de trabalho e os investimentos de um modo mais inteligente e eficaz. Ou seja, o negócio fará um melhor aproveitamento de todos os recursos humanos existentes.
Se você quer saber mais sobre as diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics e como essas tecnologias podem ser aplicadas no seu ambiente de trabalho, confira o post a seguir!
O que é o Business Intelligence?
Também conhecido como BI, o Business Intelligence é uma técnica de análise de dados que ajuda profissionais em seus processos de gestão, especialmente os que envolvem o planejamento estratégico de cada área. Ele é orientado principalmente pela coleta e a análise de informações internas de um negócio. Ou seja, permite agregar valor aos dados de um negócio e, assim, ajudar na sua melhoria.
Em outras palavras, o Business Intelligence é uma forma de analisar dados internos de uma empresa para encontrar oportunidades de melhorias. Ele pode ser aplicado durante rotinas de planejamento de novos processos ou durante ações que buscam revisar e otimizar processos internos. Desse modo, a empresa consegue criar fluxos de melhorias contínuas em seus setores.
O que é Business Analytics?
O Business Analytics é uma forma de analisar dados corporativos considerando mais fatores que o BI. Nesse caso, a empresa também estará orientada a identificar pontos como:
- entender a evolução dos indicadores corporativos em um período;
- analisar possíveis tendências de mercado, no comportamento dos consumidores e em outros pontos que possam causar problemas para a marca;
- fazer decisões movidas por dados abrangentes sobre o estado da marca.
Em outras palavras, o Business Analytics adota uma visão mais ampla sobre a empresa e a sua posição em relação aos concorrentes, quando comparamos com o BI. Entretanto, assim como o Business Intelligence, mantém um escopo mais rígido que processos de análise de dados movidos por tendências de TI, como o Big Data. Assim, é possível identificar como as decisões de cada área afetam o sucesso da empresa e o que pode ser feito para torná-la mais competitiva a médio e longo prazo.
Quais os maiores diferenciais entre BI e Business Analytics?
A princípio, Business Intelligence e Business Analytics podem parecer soluções capazes de resolver problemas semelhantes no dia a dia de uma empresa. Ainda que exista alguma proximidade entre as duas ferramentas tecnológicas, é importante entender os seus diferenciais. Assim, a empresa pode tomar boas decisões sobre o seu futuro e aplicar os seus recursos em medidas mais relevantes para as suas demandas diárias.
O Business Intelligence usa técnicas de análise de dados que consideram o histórico da empresa e o seu estado atual. Esses registros são usados para avaliar o que levou a empresa à sua situação atual e o que pode ser feito para melhorar a sua posição no futuro. Já o Business Analytics, por outro lado, é feito a partir das bases do BI para prever tendências. Esses registros ajudam a empresa a se preparar e se manter à frente da concorrência quando mudanças significativas acontecerem no mercado.
Em outras palavras, ambas as tecnologias podem ser usadas para otimizar a empresa e melhorar os seus processos de tomada de decisão e de planejamento. Desse modo, o negócio consegue manter a sua competitividade independentemente do que acontecer na sua área de atuação.
Por que investir nessas formas de analisar dados?
O investimento em tecnologias como Business Intelligence e Business Analytics pode trazer grandes ganhos para uma empresa. Confira os principais a seguir e veja como eles tornam a sua marca mais competitiva.
Redução de custos
O BI permite à empresa entender melhor como é o aproveitamento dos seus recursos financeiros e o que pode ser feito para otimizar o uso de verbas. Além disso, auxilia na identificação de problemas e pontos com desperdícios. Junto com a possibilidade de rastrear áreas com falhas crônicas, isso torna o Business Intelligence uma importante ferramenta para quem pretende otimizar os seus gastos a médio e longo prazo.
Diminuição de erros
O Business Intelligence permite que empresas avaliem as áreas com maior taxa de erros e problemas crônicos. Além disso, facilita a identificação do impacto das decisões da equipe de gestão nos resultados do negócio. Com isso, é possível fazer otimizações, treinamentos e demais melhorias que minimizam os erros existentes.
Melhor habilidade de se preparar para tendências do mercado
O Business Analytics ajuda a empresa a entender tendências e avaliar o seu futuro com mais precisão. Como consequência, será muito mais fácil para a empresa fazer investimentos de qualidade. Já os projetos internos serão feitos considerando mais fatores, o que é fundamental para a marca sempre ter um portfólio de produtos e serviços alinhados com as demandas do seu setor.
Otimização de decisões relacionadas a melhorias e investimentos
Decisões feitas com o apoio da análise de dados são muito mais robustas e confiáveis. Como os gestores terão uma visão de maior abrangência sobre o estado da empresa, eles conseguem avaliar com mais qualidade os caminhos a serem tomados. Assim, a empresa sempre terá mais confiança em seu planejamento.
Tecnologias disruptivas, como o cloud computing e a análise de dados, trouxeram grandes impactos para o ambiente corporativo. Com elas, gestores podem otimizar, flexibilizar e integrar processos sem correrem grandes riscos. Além disso, se tornam capazes de tomar decisões mais robustas e alinhadas com as demandas de seus clientes e parceiros comerciais.
Justamente por isso, o investimento em tecnologias como Business Intelligence e Business Analytics deve ser tratado como algo estratégico para qualquer gestor. Aproveitando-as adequadamente, a marca conseguirá se preparar para lidar com as tendências do setor e se manter à frente da concorrência. Por isso, não deixe de usar essas duas soluções em seu dia a dia!
Quer saber como usar o Business Intelligence e o Business Analytics em sua empresa? Então, fale conosco!