Você conseguiria identificar as camadas de segurança da informação na sua empresa? Para que a proteção seja eficiente e profissional é preciso ultrapassar níveis mais elevados de guarda. Pensando nisso, preparamos um artigo focado e objetivo no que você precisa saber sobre essa medida. Entenda mais sobre firewall, DNS e backup, além de outras tecnologias dessa estratégia.
Leia até o fim e ganhe um tópico de bônus orientando sobre as melhores práticas que uma empresa pode implementar. Abra a mente para um novo conhecimento e acompanhe com atenção!
O que é estratégia de segurança em camadas?
Vamos começar com o olhar do criminoso. Quando ele tenta invadir um sistema, encontra bloqueios de simples a complexos. Se ele consegue o acesso completo na primeira tentativa, terá seu trabalho bem facilitado.
Então, podemos entender que as camadas de segurança da informação impõem novas barreiras e tornam um ciberataque muito mais trabalhoso e demorado. O objetivo principal, nesse caso, é desestimular a ação pela dificuldade imposta.
Então, essa estratégia vai além da proteção tradicional por meio de um antivírus apenas. Ela concentra uma série de ferramentas que aprimoram a proteção e afastam os perigos dos ataques digitais. Por isso, está cada vez mais sendo adotada. Veja benefícios:
- proteção contra malwares, phishings, vazamentos e outros ciberataques;
- segurança proativa;
- facilidade de implementação;
- proteção multicamadas.
Quais as principais camadas que compõem esse tipo de estratégia?
A segurança mais inteligente é aquela que diversifica as barreiras de proteção. Acompanhe agora as camadas mais comuns que guardam um sistema informatizado.
Firewall
O objetivo desse tipo de proteção é digitalizar o tráfego de rede e filtrar dados e acessos. Dessa forma, sempre que há uma interação externa, o sistema tende a bloqueá-la se for suspeita.
Dados
O bloqueio de dados é muito importante nessa estratégia de segurança, pois prioriza a proteção das informações corporativas. Nesse aspecto, uma perda de equipamento, seja por defeito ou ataque cibernético, se restringiria a um prejuízo físico e toda documentação seria recuperada.
Rede
A camada de rede protege o sistema de uma eventual falha de defesa no firewall. Dessa forma, a ameaça pode ser neutralizada ainda que ultrapasse o estágio anterior.
integridade do acesso às informações será sempre preservada se
DNS
DNS (Domain Name Service) é um serviço de nomes de domínio fornecido pelo ISP (Internet Service Provider). Esse tipo de camada funciona como uma agenda que protege as informações na busca por sites.
Backup
Mais que uma camada, essa medida deve ser rotina de qualquer organização que se preze. A
a gestão de TI aplicar bem essa ferramenta.
Quais as melhores práticas de segurança da informação?
Por fim, destacamos que o profissional de tecnologia deve adotar as camadas de segurança da informação para obter mais segurança e melhores resultados. Além disso, as principais rotinas envolvem:
- prevenção e antecipação de falhas;
- atualização contínua de sistemas de proteção;
- identificação de vulnerabilidades;
- implementação de consultoria especializada.
É muito importante que o gestor de TI priorize a segurança dos dados corporativos. Essa prática é prudente e profissional. Não deixe de elevar o nível das camadas de segurança da informação e conheça bem os conceitos para uma boa implementação.
Outra parte importante sobre a camada de proteção envolve conhecer, adotar e controlar as políticas de proteção!