Com a ascensão de ferramentas como Big Data e Business Intelligence, fala-se muito em análise e ciência de dados como fatores que revolucionaram o diagnóstico de novas doenças, por exemplo. Porém, o processo não se resume somente à extração. Neste post, vamos falar sobre a importância da qualidade de dados na área de saúde.
Produzir informação de qualidade é fundamental para otimizar todo o setor e gerar resultados mais precisos. Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para que você entenda mais sobre o conceito de qualidade de dados na área da saúde e sua aplicação efetiva. Boa leitura!
O que é qualidade de dados?
O conceito se relaciona à utilização de fontes diversas de extração de dados, como o histórico digital de um determinado hospital, por exemplo, para atender às demandas de informação da instituição.
Esse processo envolve a avaliação dos dados disponíveis, a determinação de qualidade das informações e os ajustes em relação ao padrão desejado.
De modo geral, podemos definir que os dados extraídos apresentam qualidade quando se adéquam perfeitamente aos propósitos desse trabalho. Ela envolve a integração de pessoas, processos e tecnologia para gerar valor para a organização a partir do conhecimento gerado.
Como ela melhora a manutenção de um sistema?
Uma política efetiva destinada a elevar a qualidade dos dados extraídos força a organização a pensar sobre essas informações a longo prazo. Além disso, a instituição reforça esse tipo de gerenciamento como parte definitiva da sua cultura organizacional.
Ela formaliza, ainda, o reconhecimento do papel desse trabalho mais efetivo com tecnologia como uma prática fundamental da empresa e maximiza os meios de produção de conhecimento relevante para setores como a saúde. Além disso, essa gestão fornece uma base sólida para o processo de tomada de decisão.
O autor Bergson Lopes Rêgo, em seu livro “Gestão e governança de dados: promovendo dados como ativo de valor nas empresas”, afirma que esse tipo de gestão não se limita apenas à identificação e correção dos elementos extraídos, mas também ao planejamento estratégico das ações de melhoria contínua nos processos como um todo.
Qual é a importância na área de saúde?
A gestão eficiente dos dados facilita a reunião de fichas com informações detalhadas dos pacientes, tanto em redes públicas como privadas, e ainda agiliza a consulta de fatores importantes como idade, peso, diagnóstico de doenças e os resultados relacionados aos exames.
O cruzamento dessas informações, a partir do uso de tecnologia avançada, possibilita a observação de doenças mais comuns em determinada região, quais medicamentos surtem maior efeito positivo em certos grupos e ainda proporciona meios para identificar intervenções mais urgentes.
Todas essas ações vão proporcionar avanços significativos na precisão dos tratamentos, além da enorme redução de custos obtida com informações mais apuradas sobre o que deve ser feito.
Com dados de qualidade os órgãos responsáveis poderão se utilizar, ainda, do georreferenciamento: ou seja, determinar quais políticas públicas devem ser aplicadas de acordo com as características de determinadas regiões das cidades onde atuam.
Percebeu como a qualidade de dados na área da saúde otimiza os processos e gera perspectivas bastante atrativas tanto para pacientes como para profissionais do setor de medicina? É um exemplo bastante preciso de tecnologia aplicada ao bem-estar de um amplo grupo de pessoas.
Gostou do conteúdo e tem algo a acrescentar sobre o assunto? Então comente em nosso post e compartilhe conosco a sua opinião!