Entenda os cinco pilares básicos para uma empresa Data Driven
Os dados são o novo objeto de valor do mercado atual. Para alcançar o sucesso, é imprescindível que as empresas saibam bem como lidar com eles e como extrair informações para tomar decisões mais acertadas. As aplicações e benefícios abrangem todos os setores e departamentos, de forma holística. Isso é o que impulsiona o conceito de um negócio data driven.
Quer aprender mais sobre esse conceito para conseguir facilitar o acesso das pessoas aos dados, integrar os setores e extrair valor dessas informações? Acompanhe este artigo.
O que é uma empresa data driven?
Basicamente, esse conceito se refere a uma empresa que utiliza dados como um conselheiro para as suas decisões. É uma cultura organizacional que orienta as companhias a coletarem uma grande quantidade de informações e analisarem essa base em busca de insights e sugestões. Isso contraria os métodos antigos de tomada de decisão, baseados em intuição.
Por meio de informações dos clientes, do mercado e dos processos internos da própria empresa, é possível obter um conjunto de entrada para algoritmos analíticos que identificam padrões e tendências e permitem uma visão mais ampla e dão um suporte mais consistente para os planejamentos da gestão.
Isso pode ser usado para, por exemplo, análises preditivas, que visam oferecer previsões sobre o futuro com base nas correlações de dados históricos. Com isso, as corporações ficam capacitadas para mudanças de mercado, de demanda ou incidentes inesperados. Também ajudam a otimizar a gestão de ativos, com manutenções antecipadas, e a segurança da informação, com prevenção de riscos.
Com a identificação de oportunidades, é possível investir em áreas frutíferas e em inovações que conquistem os consumidores de forma única. Em outras palavras, ser data driven também é sinônimo de vantagem competitiva.
A gestão ganha ainda o poder de analisar uma série de indicadores e métricas, com uma visão que contempla os resultados e busca alinhamento com os objetivos e com a missão da organização.
Quais os cinco pilares dessa cultura?
A seguir, analisaremos algumas frentes relevantes que estruturam uma cultura data driven, de acordo com o Google.
1. Pessoas
Para que essa filosofia dê certo, o engajamento das pessoas é fundamental. É preciso que funcionários saibam o poder da coleta de dados e consigam analisar e compreender informações para fornecer suporte aos níveis superiores. Nesse sentido, é interessante contratar profissionais com habilidades de estatística, computação e matemática, como um cientista de dados.
2. Processos
Os processos internos ganham mais agilidade e eficiência, pois, em uma cultura desse tipo, passam a ser integrados, virtualizados e com informações acessíveis a colaboradores de setores distintos. Todos trabalham juntos, partindo das mesmas bases e buscando os mesmos objetivos.
3. Assets
As propriedades digitais, assets, são fundamentais para esse novo momento nas companhias. Dentre eles, estão os dispositivos móveis, que devem oferecer ótimo desempenho e uma facilidade de interação para o usuário, com foco na experiência. A partir disso, é possível garantir mais satisfação e informações para análise.
4. Dados
Atualmente, não é difícil ter acesso a dados. Eles podem ser coletados com a união entre estratégias online e offline, combinando os canais para obter ainda mais inteligência e acompanhar o consumidor em sua jornada. Estatísticas, pesquisas de mercado e outras formas de obtenção se misturam com informações de dispositivos móveis e históricos de atendimento, por exemplo.
5. Tecnologia
Tudo isso é amparado por ferramentas tecnológicas poderosas e robustas. Esses sistemas facilitam a análise com automação, permitindo o aumento da produtividade e da precisão, com menos erros, e, consequentemente, menos custos. As tecnologias agilizam a união das informações, criando canais de contato com os consumidores e formas mais fáceis de relacionar os dados.
Estratégias baseadas nos dados são importantes, pois viabilizam melhores decisões, uma gestão mais eficiente e um planejamento mais organizado para o futuro. Por essa razão, todos os membros devem estar conscientes da importância dessa cultura e dos benefícios agregados. Conhecer bem as vantagens estimula os colaboradores a contribuírem e a ingressarem de fato em uma postura data driven.
Entendeu o que é o data driven? Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar ciente sobre outros artigos importantes.