A escalabilidade se trata de uma série de ações implementadas nas empresas que permitem o crescimento dos negócios de forma sustentável, garantindo que os resultados sejam expressivos e, principalmente, duradouros. Com isso, há uma série de mudanças nos processos internos que garantem um modelo de negócios diferenciado.

Para conseguir isso, é importante ter estratégias consistentes, para obter melhores resultados e, de fato, escalar a empresa. Para isso, vamos auxiliar você a seguir passos importantes para esse fim.

Boa leitura!

Quais as características de empresas escaláveis?

Empresas escaláveis conseguem ter crescimento e sucesso quando ainda estão em desenvolvimento, permitindo que possam aproveitar potenciais de expansão, buscando novas oportunidades e alcançando melhores resultados. Por isso, é importante saber identificar quais são as principais características de um negócio que implemente escalabilidade.

Modelo de negócio ampliável

O modelo de negócio adotado pela empresa precisa ser passível de ser ampliado sem envolver, necessariamente, maiores custos ou, quando ocorrerem, que eles sejam mínimos. Com isso, é possível potencializar resultados e minimizar gastos.

Um exemplo de modelo de negócio escalável é o Airbnb. Nessa estrutura, não é preciso que os responsáveis tenham maiores custos para obter maiores resultados. Basta que novas pessoas cadastrem imóveis para serem locados no espaço. A plataforma já tem estrutura para isso. Basta que a empresa invista em trazer novas pessoas e, ao mesmo tempo, ofereça a infraestrutura necessária para hospedar os anúncios dos novos usuários.

Com isso, gera-se uma possibilidade de crescimento constante e que é passível de ser escalável. Já que a empresa não precisa investir valores para o crescimento da empresa, permitindo maior escalabilidade com menores custos.

Automação de processos

A automação é um ponto fundamental, porque ela permite que a empresa faça mais atividades sem a necessidade de investir valores maiores para esse fim. Pense, por exemplo, na automação de confirmação de pagamento que, anteriormente, era feito de forma manual e demandava um colaborador exclusivo para isso.

Com a automação de processos, é possível fazer a ação por meio de uma solução específica, que fará a verificação imediatamente, sem evitar gargalos e com redução de erros humanos. Assim, a liberação dos pedidos é mais ágil, o que encanta o cliente e permite, também, fazer mais vendas em menos tempo.

Padronização

Os processos internos precisam ser padronizados, ou seja, é preciso ter uma regularidade na forma como eles são executados. Assim, devem ser passíveis de repetição por cada colaborador que assumir aquela função. Com isso, evita-se a necessidade de rever todos os processos sempre que uma nova pessoa assumir aquele cargo.

Como escalar a empresa?

Afinal, como é possível escalar a empresa? De que forma é possível trazer as características que listamos acima? Veja a seguir.

Implementação de processos

Um primeiro passo importante é analisar quais são os processos internos que são feitos e se eles, de fato, estão alinhados com a possibilidade de escalar a empresa. Muitas vezes, esse se torna um gargalo complicado que, justamente, atrapalha a escalabilidade da empresa.

Por isso, é fundamental implementar processos que viabilizem essas questões no dia a dia, analisando quais deles incentivam o crescimento do negócio e demandam menos gastos. Por exemplo, redução de etapas desnecessárias para os processos internos

Valorize uma gestão de conhecimento

Outro ponto importante é que os colaboradores da empresa estejam aptos a fazer as atividades no dia a dia sem maiores problemas, aprimorando as habilidades exigidas para o cargo que ocupam. Isso permite que eles possam não só exercer as atividades de forma mais segura e consistente, mas também aprimorar as atividades.

Por exemplo, profissionais de suporte técnico que melhoram seus conhecimentos rotineiramente conseguem agir de forma proativa, identificando problemas logo no início e intervindo antes que representem, de fato, prejuízos para os clientes.

Uso de tecnologias

As tecnologias são aliadas importantes para que seja possível potencializar o crescimento da empresa com menores investimentos. Isso é fundamental, principalmente para aquelas que estejam na fase bem inicial, na qual ainda há pouco capital para investimento e torna-se fundamental otimizar todos os pontos internos da empresa. Assim, é possível automatizar tarefas que, em outro cenário, geram demanda de contratação de funcionários. Com isso, você consegue otimizar processos e ter redução de gastos.

Qual a importância da tecnologia para escalar empresas?

Como você percebeu, ao longo deste artigo, as tecnologias são aliadas importantes para escalar a empresa. Isso porque elas permitem que você possa realizar mais atividades de forma automatizada e, assim, fazer mais ações com menos custos.

Algumas ferramentas e estratégias podem ser suas maiores aliadas. Por exemplo, o uso de:

  • business intelligence;
  • big data;
  • inteligência corporativa;
  • Internet das Coisas;
  • inteligência artificial, entre outros.

Contudo, para isso, é importante que você conte com uma empresa especializada para fazer a implementação das tecnologias em seu negócio. Por meio disso, é possível que a adoção das novas ferramentas esteja em consonância com a nova legislação de proteção de dados (LGPD) e evita que esse processo possa comprometer a escalabilidade dos resultados.

Tornar sua empresa mais escalável é fundamental para conseguir uma série de benefícios. Por exemplo, é possível aumentar o valor de mercado do negócio, bem como gerar uma redução de custos internos. Assim, é possível garantir melhores resultados para a empresa e fazer com que a rentabilidade cresça exponencialmente.

Além disso, torna mais viável que a empresa possa receber, futuramente, investimentos externos. A solidez apontada pelas características de um negócio escalável permite que você possa conquistar a confiança de investidores e, assim, alcançar o capital necessário para fazer sua empresa crescer no mercado.

Afinal, durante o período de crescimento, a curva de lucratividade é mais atraente para investidores e, portanto, é um ótimo momento para aplicar capital em negócios. Já que há uma maior aceleração dos rendimentos que dos custos — o que tende a alcançar uma maior estabilidade após determinado tempo.

Como falamos, é de extrema importância que a adoção dessas tecnologias para potencializar as chances de escalar a empresa esteja em consonância com a legislação vigente. Por isso, é importante saber todas as informações necessárias sobre a empresa.

Baixe nosso e-book e tire suas principais dúvidas sobre a LGPD