Todo profissional de tecnologia sabe que a atualização é um desafio constante. Nessa linha, cada vez mais surgem novas soluções e recursos. Falando sobre proteção, você sabe o que é ransomware?
A segurança de TI deve ser tratada com muita seriedade, pois pode comprometer toda a integridade das informações empresariais. A velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar é uma lei para profissionais de TI.
Entenda neste artigo o que é ransomware, como proteger a empresa disso, além de conhecer os principais benefícios da adoção de medidas de segurança profissionais e atualizadas. Confira!
O que é ransomware?
Ransomware é um tipo de malware que literalmente sequestra a sua máquina. A infecção acontece a partir da codificação dos dados do usuário em oculto. Então, será emitida uma pop-up avisando o bloqueio e exigindo um valor para liberar o acesso.
Uma particularidade desse tipo de ação é que os criminosos priorizam a moeda virtual bitcoin para a transação, que é praticamente impossível de rastrear. Dessa forma, após o ataque, fica bem complicado reverter a situação. Veja os tipos mais comuns de ransomware:
Locker-ransomware
Sua máquina será bloqueada. É um ataque menos complexo que a criptografia, porém, difícil de reverter. Você terá que pagar ao criminoso um valor determinado para que o PC seja liberado.
Crypto-ransomware
Seus dados serão criptografados e somente o criminoso terá como liberar. Computadores mais potentes, que operam com processadores mais rápidos, são mais frágeis para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia de ataque.
O pedido de resgate pode ser baixo, em vários pedidos, ou alto, quando o ataque consegue uma paralisação completa do sistema. Nesse caso, dependendo do tamanho da empresa, a exigência poderá passar da casa dos milhões de dólares.
Scareware
Essa ameaça virá como um software falso, normalmente, um antivírus ou ferramenta de limpeza de computador. Ele indicará um problema e disponibilizará a solução somente por um valor em dinheiro. Todo o seu PC poderá ser bloqueado ou ficar cheio de pop-ups.
Como proteger a empresa dos ransomwares?
Além desses três, temos vários outros como Petya, RaaS, Dowware etc. Melhor que entendê-los é descobrir as formas de evitá-los. Confira ações cruciais para se proteger a partir de agora.
Faça backups regularmente
Essa é a prática mais lógica, mas não custa nada ressaltar. Os backups diminuem a tensão sobre a perda de dados. Isso é apenas um passo e não o único. Veja outras ações.
Defina uma boa política de acesso
Nunca permita acesso livre em qualquer nível de hierarquia. Tenha uma política restritiva de liberação de dados e informações. Isso envolve planejar abertura para acesso, edição, exclusão e criação de dados.
Treine a equipe com eficiência
Treine a equipe contra acessos indesejados em links suspeitos. Também, não permita acessos a spams de e-mails e bloqueie novas instalações para usuários mais básicos.
Atualize o sistema operacional regularmente
Sabemos que as atualizações são chatas e demoradas, porém, em grande parte dos casos, elas corrigirão falhas de segurança e são fundamentais para garantir a integridade do sistema. Não negligencie essa medida de proteção.
Conte com uma consultoria especializada
Essa solução está no topo da pirâmide da inteligência de proteção. Além disso, transferir essa demanda para uma empresa forte otimiza sua gestão de TI.
Quais os benefícios da tecnologia de segurança da informação?
Hoje, a segurança avançada de TI conta com princípios mais corporativos além da proteção de dados. A solução iT.eam, por exemplo, conta com um portfólio completo de segurança, abrangendo cloud híbrida, proteção de ativos, governança e gestão de identidade, entre outros.
O compromisso com a segurança da informação é uma das atribuições mais importantes do responsável de TI. O leque de opções é grande e a contratação de uma solução especializada em segurança, como a da iT.eam, otimiza a gestão de TI e garante proteção e compliance.
Ainda tem dúvidas sobre o que é ransomware? Entre em contato agora mesmo. Teremos o prazer em atender e apresentar as soluções atuais em segurança da informação.