Os últimos anos foram marcados pelo aumento dos ataques cibernéticos. Em todo o planeta, políticas de segurança da informação fracas abriram espaço para que ameaças como o ransomware causassem prejuízos que foram desde a perda de dados à indisponibilidade de serviços críticos.
Diante disso, a prevenção e o monitoramento de sistemas ganharam força como as principais medidas que podem ser adotadas para se proteger das invasões. Mas, para que elas sejam funcionais, a empresa deve mobilizar uma equipe de TI preparada para traçar planos, acompanhar regularmente processos, fornecer orientação aos usuários para a melhor utilização da internet e de equipamentos.
O time também deverá atuar realizando a definição de políticas de segurança utilizadas para a manutenção da segurança da informação que diminuam o número de ataques que conseguem penetrar no ambiente. Se você quer saber como isso ocorre, continue a leitura do texto a seguir!
O que são políticas de segurança da informação?
Dizem respeito a um conjunto de regras contendo os princípios e diretrizes adotados pela organização para proteger os seus sistemas de ameaças. Elas devem ser seguidas por todos os colaboradores, clientes e fornecedores (bem como a própria TI da organização) para garantir que nenhum tipo de vulnerabilidade apareça a partir das ações do usuário.
Pode-se dizer que, com a implantação de uma política de segurança, a probabilidade de ocorrências de quebra de confidencialidade, disponibilidade e integridade da informação é significativamente reduzida. Afinal de contas, essa política fornece ao negócio um conjunto robusto de estratégias para prevenir, identificar e eliminar ataques com agilidade, antes que estes se tornem uma fonte de perda de lucro e disponibilidade de sistemas para a empresa.
Como ela ajuda o negócio a ter infraestrutura mais confiável?
A segurança da informação vem ganhando cada vez mais importância e espaço nas organizações, independentemente do seu porte, segmento ou colocação no mercado. Tanto por causa das obrigações legais quanto pela exigência dos usuários. E isso faz com que negócios que não investem na área percam vendas.
A implementação das políticas de segurança da informação permite às organizações uma gestão eficaz e a proteção de toda a informação considerada crítica. Isso será feito por meio da seleção e implementação de controles de segurança. Portanto, é uma forma de manter dados estratégicos longe de vazamentos.
A política de segurança ainda promove a padronização de ações, para que todos saibam o que fazer e evitar. Todos os times atuam por meio de um conjunto de regras compartilhadas, o que evita situações de risco e problemas que podem ser causados pela inconsistência dos processos de segurança digital.
As políticas de segurança da informação também permitem que a empresa se mantenha em dia com as suas obrigações legais. Leis como a LGPD e a GDPR obrigam negócios que atuam no Brasil e na União Europeia a terem mais atenção com os dados de seus consumidores, o que aumenta a transparência das suas políticas de segurança da informação. Adaptar-se a tais leis com uma política de segurança digital mais robusta traz, portanto, mais competitividade para a empresa.
Como criar políticas de segurança da informação inteligentes?
As responsabilidades pela eficiência das políticas de segurança da informação são compartilhadas por todos os profissionais. Porém, os processos de elaboração e implementação devem ser restritos a times específicos, com alto conhecimento nas principais normas do mercado. Isso dará muito mais abrangência para as práticas adotadas.
Defina times para elaborar, implementar e manter a política de segurança da informação
As responsabilidades pela eficiência das políticas de segurança da informação são compartilhadas por todos os profissionais. Porém, os processos de elaboração e implementação devem ser restritos a times específicos, com alto conhecimento nas principais normas do mercado. Isso dará muito mais abrangência para as práticas adotadas.
Adote tecnologias e boas práticas contra os ataques
Implemente mecanismos de criptografia, monitoramento, firewall e controle de acesso. Isso reduzirá os problemas existentes, dará mais capacidade para as equipes encontrarem erros e evitará que brechas sejam usadas. Também adote boas práticas, como regras de controle de acesso, backup de dados e atualização ágil de sistemas.
Coloque o time de TI para trabalhar lado a lado com outras áreas
Os times de TI devem trabalhar com todos os setores. Isso auxilia a empresa a ter políticas que não impactam negativamente nos fluxos de trabalho, melhora a qualidade dos processos de segurança e auxilia a empresa a ter mais engajamento na aplicação das medidas de proteção.
Mantenha normas para todos os setores
As normas de segurança de dados devem valer para todos os setores. Portanto, faça treinamentos amplos e engaje os times de cada área para manterem uma rotina eficiente e confiável. Assim, a empresa poderá reduzir ao máximo o número de possíveis problemas.
Faça planos de recuperação, contingência e continuidade
A política de recuperação lista todos os passos para recuperar as operações assim que um problema ocorrer. Junto com os planos de contingência e continuidade, a companhia terá um conjunto de práticas que diminuem o impacto de um problema na rotina do negócio, auxiliam os profissionais a se manterem ativos enquanto a infraestrutura é restaurada e evita que qualquer dado seja perdPolítica de segurança ido após a falha ser detectada.
Para seu efetivo funcionamento, a política de segurança da informação deve ser simples, verdadeira, compreensível (escrita de maneira clara e concisa) e alinhada às estratégias de negócio da empresa. Com essas medidas, as principais vulnerabilidades serão rapidamente identificadas e a organização terá mais capacidade de manter os seus dispositivos seguros.
Como foi possível demonstrar, a segurança digital tem ganhado um grande destaque no ambiente corporativo. Hoje, empresas de todos os setores (públicas e privadas) devem centrar as suas ações considerando a privacidade do usuário e a sua capacidade de se proteger contra os ataques.
Se bem executados, os processos listados nas políticas de segurança da informação colocarão a empresa a frente da concorrência. Todas as suas rotinas estarão estruturadas com base em mecanismos de proteção modernos e eficientes. Dessa forma, os ataques dificilmente ocorrerão.
Gostou da nossa dica? Então siga nosso LinkedIn, Twitter e Facebook e fique por dentro das novidades futuras do blog!