O aumento de tecnologia trouxe um valor inestimável para os negócios, tudo cresceu em vulto e qualidade, porém, junto a isso elevou-se também o número de ataques virtuais, e ferramentas de defesa como o virtual patching são algumas das tecnologias que combatem isso.
Eliminar vulnerabilidades e promover a proteção deve ser uma máxima para qualquer gestor, e usar recursos poderosos é fundamental para que o negócio tenha mais solidez e confiabilidade para crescer.
Por isso criamos este artigo, para que você compreenda melhor a questão de conceito, importância, vantagens e implementação. Como bônus, saiba principalmente quando essa ação será recomendada para o seu negócio. Confira!
O que é virtual patching?
Virtual patching é uma política de segurança que permite rastrear vulnerabilidades e combatê-las sem interromper a operação de trabalho. Por meio de um WAF (Web Application Firewall), a tecnologia analisa as transações e impede usos mal-intencionados do sistema.
Sabemos que quanto maior o tempo de permanência de uma vulnerabilidade, mais riscos de ataques cibernéticos. Nesse sentido, o virtual patching trabalha para realizar essas correções.
Então, a ideia da tecnologia é garantir segurança sem impedir o funcionamento da organização. Além disso, a ferramenta tem capacidade de operar em variadas plataformas resolvendo o problema de incompatibilidade de alguns sistemas antigos, como Windows Server 2003, Windows NT, entre outros.
Qual a importância do virtual patching para um negócio?
Como qualquer ferramenta de segurança, o virtual patching assume importância crucial para um negócio. Assegurar a proteção para impedir ataques é uma medida consciente e sustentável para o andamento da organização.
Mas o principal ponto de benefício da tecnologia é a possibilidade de manter toda a operação em execução com a camada de defesa, ou seja, o recurso não será interrompido ao realizar as correções.
As vantagens não param por aí. A partir de agora, veremos os principais benefícios que comprovam a importância do virtual patching. Entenda como a ferramenta pode ser útil em diversos aspectos.
Facilita o trabalho dos responsáveis pela segurança
Como mencionamos, o funcionamento é com o sistema em ação ininterrupta. Qualquer necessidade de correção é sanada de forma simultânea. Nesse ponto, é otimizada a verificação da integridade do desempenho.
Melhora a gestão do negócio
Por meio da ferramenta, também é possível gerar relatórios de acompanhamento e o gestor pode avaliar com mais precisão se as ações estão correspondendo às expectativas.
Oferece mais segurança
Algumas atividades são mais críticas e necessitam de operação contínua ou, ainda, conexão permanente. Logicamente que essas rotinas precisam de uma proteção especial. Nesse caso, o virtual patching colabora para ampliar a rastreabilidade de vulnerabilidades e manter tais ações em constante funcionamento com segurança.
Possibilita execução constante
O fato de poder aplicar correções sem a interrupção do trabalho é fundamental. O sistema de virtual patching pode ter versões programadas para solução de problemas. Então, o serviço fluirá normalmente, mesmo quando tais correções estiverem em prática.
Dificulta o acesso de exploits ao sistema
Os exploits são partes de softwares que identificam falhas em um sistema. Esse acesso é dificultado pela tecnologia virtual patching. Dessa forma, diminuem as probabilidades de ocorrência de imprevistos nos equipamentos ou nos softwares.
Quando o virtual patching é recomendado?
Há algumas situações específicas em que a implementação de virtual patching é recomendada. A partir de agora, veremos alguns desses cenários e saberemos o porquê de tal necessidade. Acompanhe!
Quando há problemas com processo e resultado no Patch Management
Dificuldades no gerenciamento de vulnerabilidades, agendamento de scans e taxa de aplicação de patches são sinais importantes que identificam a necessidade de implantação do virtual patching.
Nesse caso, a ferramenta reduz essa demanda de vulnerabilidades a curto prazo e busca aplicar correções a médio prazo. Cabe ressaltar, ainda, que essa tecnologia não é substitutiva, mas complementar a outros sistemas de proteção.
Quando há necessidade de operação contínua
Se a sua organização tem operações que precisam estar em constante funcionamento, elas são consideradas críticas para o negócio, ou seja, em caso de interrupção, existem riscos de prejuízos grandes ou irreparáveis.
Nesse sentido, vale a pena investir em ampliar o sistema de proteção com a ferramenta de virtual patching, que é crucial para manter a continuidade de um negócio.
Quando a organização tem aplicações sem suporte
Como falamos anteriormente, há casos de softwares que tiveram o ciclo de atualizações de segurança encerrado pelo fabricante. Se por um lado, existe uma grande necessidade de investimento de upgrade, por outro, a solução de virtual patching consegue manter a operação empresarial com um sistema antigo.
Também há possibilidades em que o negócio exige o desenvolvimento de aplicações personalizadas. e elas obviamente precisam de um sistema de proteção constante. Em tal situação, o virtual patching também pode assumir tal compatibilidade e garantir a defesa do software.
Quando há necessidade de ampliar a defesa da organização
Sabemos que negócios que envolvem grandes volumes financeiros, exploração de informações sigilosas ou de alto risco demandam uma forte política de segurança. Nesse ponto, acrescentar valor ao sistema de defesa com o virtual patching é a ação mais recomendada.
Como implementar essa tecnologia nas empresas?
Bem, já vimos conceito, benefícios e aplicações de virtual patching. Confira agora algumas situações práticas de implementação da ferramenta. Ressaltamos que uma execução profissional é garantida por meio de soluções digitais de empresas especializadas em proteção como a Iteam. Veja!
Implantação em máquina física ou virtual
Não há um método específico para cada situação. O virtual patching funciona de maneira correta independentemente do modelo de máquina, inclusive offilne. Somente a partir da instalação que alguns procedimentos serão mais específicos, sendo recomendada a conexão durante todas as etapas e o uso dos modelos de instalação.
Implantação imediata
Acontece quando as máquinas virtuais estiverem em modo offline. Nesse caso, toda a instalação ocorrerá a partir da reinicialização do dispositivo. Para equipamentos físicos, uma máquina virtual copiará os arquivos necessários de acordo com o agendamento.
Então, temos o conhecimento de mais uma tecnologia fundamental na proteção de sistemas empresariais — o virtual patching. A segurança do seu negócio vale muito, tanto quanto a expertise, por isso, garanta esse tipo de proteção já.
Interessou-se no potencial do virtual patching? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para essa ferramenta!