Você sabe por que deve fazer a atualização de sistemas? Entenda!A tecnologia tem se mostrado grande aliada no cenário empresarial, revolucionando não somente no suporte de infraestrutura para a atuação dos funcionários, mas, de um modo geral, na forma de se fazer negócios e interagir com o público-alvo.
Entretanto, não basta apenas investir na implementação de modernidades, a atualização dos seus sistemas deve andar de mãos dadas com as evoluções lançadas pelos fabricantes. Do contrário, são grandes as chances de impactos negativos em todas as operações da empresa.
Quer saber melhor o quanto uma atualização de sistemas pode ser decisiva para o sucesso do seu empreendimento? Confira, neste post, os principais desdobramentos de incorporar todos os avanços disponíveis. Boa leitura!
Qual é a importância de fazer a atualização de sistemas?
A atualização de todo sistema operacional é uma peça-chave para a segurança das informações e o andamento das atividades de um negócio. Quando um software é implementado, por mais que já tenha passado por testes de validação pelo fabricante, novas vulnerabilidades podem surgir e os crackers se utilizam disso para fazer invasões, colocar vírus, ou qualquer coisa do gênero.
E se não há um upgrade adequado, pode ocorrer um exploit, que é uma falha de segurança usada pelos crackers para invadir a máquina e, com isso pegar dados bancários, acessar históricos, criptografar a máquina e até mesmo cobrar um determinado valor para fornecer uma chave que descriptografa seu disco.
E é justamente para evitar esse tipo de problema que as atualizações são tão importantes. Geralmente, os próprios fornecedores disponibilizam um patch de correção, tanto para o sistema operacional como para algumas funcionalidades de segurança, que chamamos de service pack antes que surjam os problemas.
Quais são os benefícios da atualização de sistemas ?
A principal vantagem da atualização de sistemas é o fato de a empresa poder contar com softwares e ferramentas menos vulneráveis, reduzindo a sua exposição à paralisação das atividades ou de ações mal intencionadas. Além disso, existem outros benefícios, os quais abordaremos a seguir.
Corrige falhas existentes
Com o auxílio de ferramentas próprias, e que fazem verificação em tempo real, fica mais fácil identificar falhas durante o funcionamento dos sistemas, e quais delas são uma ameaça ou estão tentando ser exploradas. Esses recursos dizem qual o ponto frágil para um eventual ataque, bem como a melhor solução para corrigir isso.
Garante maior segurança
No fim das contas, todos os atos relacionados à atualização dos sistemas convergem para dois fatores essenciais: a promoção de maior segurança e a adição de novas funcionalidades, isto é, elas não somente resguardam a empresa de invasões externas, como também garantem a eficiência das suas operações, na medida em que reduz os índices de erros nos processos.
Melhora o desempenho dos programas
Além de corrigir inseguranças, as atualizações de softwares servem para aprimorar o desempenho dos programas — a tecnologia está em constante evolução e os softwares desatualizados podem esconder falhas que dificultam o trabalho dos colaboradores, causando lentidão, problemas de incompatibilidade e inclusive perda de dados. Por isso é tão importante manter todas as correções em dia.
Com que frequência devemos fazer a atualização de sistemas?
O tempo de verificação, na verdade, é muito variável e depende de cada fornecedor, por isso não podemos dizer que existe um padrão de 3 em 3 meses para sair uma atualização. O importante é estar sempre verificando e atualizando os processos.
A busca por novos patches deve ser feita constantemente e, se a organização não tem uma ferramenta destinada a essa função, tal tarefa será realizada manualmente: a pessoa tem de ir lá, verificar ou receber a notificação por e-mail.
Hoje em dia já existem ferramentas voltadas para essa finalidade, como é o caso da It-eam, que oferece o recurso de verificação de novos patches e análise para quais máquinas ou quais servidores ele pode ser aplicado.
Quais problemas podem ocorrer em sistemas desatualizados?
Os sistemas desatualizados dentro de um ambiente empresarial geram vulnerabilidades e todos os seus dados podem ser comprometidos. Se acontece uma falha de segurança em uma máquina, por exemplo, a rede da instituição é danificada.
A informação é a base de funcionamento de qualquer negócio. Muitas empresas trabalham com dados sigilosos e, quando isso é exposto, é gerado um enorme prejuízo, tanto financeiro quanto para a imagem da organização. Dentre os principais problemas, podemos mencionar alguns, que serão destacados a seguir.
Ataques de hackers
Sistemas desatualizados são um ponto de vulnerabilidade para as empresas, eles representam a principal porta de entrada para os crimes virtuais — a maioria dos softwares maliciosos são direcionados para atacar versões mais antigas dos sistemas de computadores, tablets, smartphones, enfim, explorar falhas que não foram corrigidas, pois não houve a instalação das versões mais recentes.
Então, o que os gestores e funcionários devem ter em mente é que não seguir os cronogramas de atualização, ou seja, adiar as notificações dos softwares e deixar de baixar os pacotes de melhorias facilita as ações dos cybercriminosos, o que pode repercutir em:
- perda de dados estratégicos;
- vazamento de informações sigilosas;
- interrupção das atividades;
- danos à imagem da marca; entre outros prejuízos.
Perda de dados
A perda de dados em uma empresa pode ser ocasionada por uma série de motivos, como a exclusão acidental de arquivos, o roubo de equipamentos, falhas nos sistemas de gestão e até desastres naturais.
E nesse cenário, independentemente de qual seja a causa, o desaparecimento de algumas informações pode trazer consequências graves para a sobrevivência de um empreendimento.
No que diz respeito aos softwares, mantê-los sempre atualizados é uma das estratégias que ajudam a reduzir consideravelmente a incidência de erros durante o seu funcionamento.
Os grandes fornecedores desses sistemas, na maioria das vezes, já oferecem serviços de suporte e atualização para melhoria de desempenho e segurança, bem como disponibilizam um time de colaboradores para prestar assistência técnica.
Incompatibilidade
Os recursos tecnológicos vivem em constante evolução, e os novos sistemas e hardwares também precisam estar atualizados para suportarem as operações da rotina empresarial com um alto nível de eficiência.
Os fabricantes dos softwares estão sempre promovendo melhorias de desempenho, funcionalidades que extraiam o máximo da sua capacidade, mas se não existe a preocupação em modernizá-los por parte dos usuários, eles acabam se tornando obsoletos e não conseguem interagir bem com as novas tecnologias.
Em meio ao acelerado processo de evolução das máquinas e softwares, a atualização de sistemas representa uma condição essencial para se obter um desempenho de alto nível, uma vez que se permite explorar melhor os recursos disponíveis, com o compartilhamento seguro das informações e com maiores barreiras contra ataques e outros atos maliciosos.
Gostou do artigo? Percebeu como uma atualização adequada pode fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio? Então, entre em contato com nosso time de consultores e conheça as soluções que mais se encaixam ao seu perfil!