O termo Zero Trust, na sua tradução literal, significa “Confiança Zero”. Isso mesmo, não confie em nada nem em ninguém. O conceito consiste em colocar como hipótese que sua rede já está comprometida, por isso, você deve limitar o acesso de seus usuários. Ou seja, deverá restringir e colocar autentificações em todas as camadas de sua rede.
Os firewalls e os antivírus protegem o perímetro de sua rede. No entanto, se um hacker tem o acesso de algum usuário, ele poderá obter todos os dados que quiser. Com a política de Zero Trust, isso não ocorre, pois esse hacker terá acesso limitado ao que aquele usuário pode fazer. Sendo assim, somente parte de sua rede estará comprometida.
Um exemplo hipotético e fora de conceito seria um supermercado. Você já deve ter passado por isto no caixa desse tipo de local: ao passar as compras, você decide que não quer mais levar determinado produto. Contudo, a operadora de caixa não tem acesso para cancelar aquele item e precisa que outro funcionário autentique o cancelamento.
Basicamente, o sistema de Zero Trust funciona da mesma forma. Um usuário exerce uma determinada função em sua rede. Caso ele precise acessar outra função, ele necessitará de outra autentificação. Ou seja, o hacker terá acesso somente ao que aquele usuário também tem permissão de acessar. Ao tentar alcançar outras informações, será solicitada uma nova autentificação.
Vamos nos aprofundar no assunto? Continue conosco, pois você terá todas as informações que precisa para implantar o Zero Trust em sua rede!
O que é o Zero Trust?
O Zero Trust trata-se de uma forma de proteger as camadas internas de sua rede, restringindo os usuários somente ao que eles realmente precisam acessar. Dessa maneira, mesmo que os ataques atravessem os sistemas de proteção de perímetro, eles terão acesso restrito aos dados contidos em sua rede, dificultando as atividades de hackers.
Vamos utilizar como exemplo uma organização que trabalha totalmente de forma remota. Todos os dados dessa organização estão armazenados em um servidor em nuvem. Esse servidor está protegido por firewalls e antivírus. O perímetro dessa rede está protegido e não permite um ataque direto de hackers. Somente os colaboradores terão um usuário e uma senha para acessar esses dados.
Parece ótimo, não é mesmo? Afinal, nesse cenário, teoricamente, os dados estão seguros. Mas e se, por meio de um ataque de phishing, o hacker conseguir o acesso de algum colaborador? Ele terá livre alcance a todos os dados da empresa sem nenhum tipo de restrição e, assim, conseguirá roubar os dados de que precisa.
Por outro lado, com o método de Zero Trust, ele não terá esse livre acesso. Mesmo que o hacker consiga algum usuário e a senha de um colaborador, ele só terá acesso ao que o usuário também pode acessar. Por exemplo, o auxiliar administrativo foi alvo de phishing, mas só tem acesso aos dados de que ele precisa para exercer sua função com excelência.
Por que usar o modelo Zero Trust?
São vários os benefícios de usar esse modelo. Ademais, não há desvantagens. Por isso, é de extrema importância para sua organização que ele seja implementado.
Vamos listar as principais vantagens de usar o modelo Zero Trust:
- impedir que dados importantes da organização sejam acessados por quem não precisa deles;
- diminuir consideravelmente as chances de que um ataque por phishing ou spear phishing tenha êxito;
- dificultar a ação de hackers que já penetraram suas defesas de perímetro;
- monitorar todas as ações dos usuários da rede, facilitando a identificação de usuários comprometidos.
Ter os dados de sua organização seguros é algo muito importante para obter sucesso em qualquer negócio. Então, todo meio que possa ajudar a proteger esses dados é válido. O Zero Trust é muito eficiente e vem cada vez mais ganhando popularidade no mercado.
Esse método é um dos melhores e mais eficazes para a proteção da parte interna do perímetro de sua rede. Por isso, sempre indicamos a sua implantação em todos os tipos de empresas. Se você ainda não o utiliza, procure implementá-lo quanto antes. Pode até parecer complicado em um primeiro momento, mas, para falar a verdade, até que é fácil e rápido adotá-lo.
Como implantar o Zero Trust na sua empresa?
Hoje em dia, existem softwares famosos que realizam a implementação do Zero Trust de forma automatizada. Além disso, até mesmo alguns sistemas operacionais têm algumas funções que podem ajudá-lo nesse momento. No entanto, essas soluções são bem genéricas e podem não atender a todas as necessidades de sua organização. Por isso, não as recomendamos.
O ideal é que você procure alguma empresa de confiança que possa ser sua parceira. Assim, os profissionais responsáveis podem analisar as necessidades do seu negócio e oferecer métodos personalizados para sua organização. A iT.eam, por exemplo, é especializada em segurança da informação, sendo o nosso diferencial o grande comprometimento com o cliente. Portanto, podemos auxiliá-lo nessa etapa.
Como esse modelo já considera que sua rede está comprometida, nunca é tarde para implementá-lo. Dessa forma, você restringirá os acessos e diminuirá os danos que poderiam vir a ser causados, o que traria ainda mais dores de cabeça.
Com a nossa ajuda, você pode desfrutar de um modelo personalizado e de fácil utilização. Assim sendo, os dados de sua organização estarão muito mais seguros. Temos um grande portfólio de sucesso na área de segurança da informação. Nós, da iT.eam, queremos proteger seu negocio das ameaças que aumentam a cada dia!
Ao longo do post, foi possível ver o quão importante é o método Zero Trust para a segurança dos dados de sua empresa. Foi possível também entender como funciona esse método e por que ele é eficiente. Além disso, conseguimos compreender que só existem benefícios ao implementá-lo. Por fim, lembre-se de que esse método é eficaz até mesmo se sua rede já estiver comprometida, certo?
E então o que você está esperando? Acesse nosso site para entrar em contato conosco agora mesmo. Dessa forma, poderemos analisar as suas necessidades e oferecer as melhores soluções de proteção para sua rede!