18/07/2022
O que é Fog Computing? Saiba tudo aqui!

Conceitos como a Internet das Coisas e a computação em nuvem já fazem parte do dia a dia de todo negócio que apostou na transformação digital ou na indústria 4.0. Mas, para que as tendências de TI do século XXI tenham grande performance, é fundamental adotar soluções que dão as bases de performance para que a empresa possa sempre se manter dentro das demandas do mercado. Esse é o caso do Fog Computing.

O Fog Computing ajuda os negócios a terem mais agilidade ao processar dados, reduzindo custos e o tempo de resposta de aplicações que dependem de uma infraestrutura de cloud computing para serem funcionais. Isso garante às empresas a capacidade de integrar a Internet das Coisas até mesmo nas suas operações mais críticas. Afinal de contas, haverá maior garantia de performance e disponibilidade de recursos de maneira contínua.

Se você quer saber mais sobre o tema e como o Fog Computing pode te ajudar a lucrar mais, confira o texto a seguir!

O que é Fog Computing?

Fog Computing é o termo utilizado para designar a infraestrutura de processamento, compartilhamento e armazenamento de dados que está localizada entre a linha de produção da empresa e um ambiente de cloud computing.

Essa infraestrutura executa operações críticas, em que o tempo de resposta é fundamental para que elas atinjam o seu objetivo. Dessa forma, o uso do cloud computing é otimizado: somente informações que não precisam de um tempo de envio e recebimento muito rápido serão processadas no ambiente remoto.

Como o Fog Computing é aplicado no ambiente corporativo?

O Fog Computing tem se tornado uma das principais tecnologias para as empresas que investem em TI focando em alta inovação. Negócios que trabalham para otimizar processos e automatizar cadeias operacionais só conseguem atingir esse objetivo se as informações utilizadas para a tomada de decisão são processadas rapidamente. Nesse contexto, o Fog Computing se destaca como uma ótima alternativa.

Por aproximar o processamento de dados para a infraestrutura local, o Fog Computing consegue otimizar o modo como o Big Data é integrado à Internet das Coisas. Os dados são transferidos e recebidos considerando rotas mais inteligentes e dinâmicas. Elas priorizarão o caminho de maior custo-benefício para a empresa, mitigando riscos e erros.

Em outras palavras, o Fog Computing é aplicado sempre que as aplicações de IoT ou análise de dados demandam respostas rápidas e alta disponibilidade. É nesse contexto que a tecnologia entrará como auxiliar da infraestrutura de cloud computing, reduzindo prazos, otimizando serviços e garantindo que o SLA de todas as atividades seja atendido. Dessa forma, a empresa poderá levar a TI para todos os seus processos sem medo.

Como investir em Fog Computing?

O investimento em qualquer tecnologia demanda um conjunto de cuidados que ajudam a empresa a mitigar riscos e a adotar a plataforma mais alinhada com as suas demandas. Esse trabalho, portanto, deve ser feito a partir da análise do ambiente corporativo e do alinhamento das opções disponíveis no mercado com as necessidades da empresa. Confira a seguir como fazer isso e escolher a melhor plataforma de Fog Computing para o seu negócio!

Avalie as suas demandas

O primeiro passo para estruturar um investimento de qualidade em Fog Computing é entender as demandas da empresa. O negócio deve identificar as suas metas, problemas prioritários relacionados à Internet das Coisas e as necessidades da equipe que podem ser atendidas por essa tecnologia. Isso melhorará o direcionamento do investimento, garantindo maior retorno.

Tenha em mente que todo negócio conta com demandas e um perfil próprio. Avaliar esses fatores, portanto, é sempre uma ótima forma de otimizar os seus investimentos. Afinal de contas, a empresa terá mais habilidade para entender qual opção será capaz de gerar um melhor impacto no médio e longo prazo.

Levante dados sobre o perfil de suporte do fornecedor

Toda solução tecnológica apresenta problemas conforme é utilizada. Nessas horas, o time de suporte é o responsável por ajudar a empresa a retomar as suas atividades rapidamente. Por isso, ele deve ser qualificado e alinhado com o perfil da marca.

Dessa forma, sempre que for investir em TI, faça uma análise sobre o suporte da empresa que fornece o serviço de Fog Computing. Identifique o nível de disponibilidade, as regras de atendimento e os prazos. Além disso, avalie como são prestados os suportes a updates de segurança e correções de bugs, afinal, eles são fundamentais para manter a confiabilidade da ferramenta no médio e longo prazo.

Considere normas de segurança

A infraestrutura de Fog Computing lidará com dados críticos do ambiente corporativo. Por isso, é crucial que ela esteja preparada para fazê-lo sem comprometer a segurança da empresa. Afinal, vazamentos de dados podem colocar o negócio em risco e prejudicar o seu sucesso no médio e longo prazo.

Portanto, não deixe de investir em uma infraestrutura de Fog Computing que siga as principais normas de segurança do mercado. Avalie se ela está em conformidade, também, com as suas regras internas de cibersegurança e compliance. Isso trará mais confiabilidade aos seus investimentos.

Conte com um especialista

Uma ótima maneira de investir em tecnologia com baixo nível de risco é contar com o apoio de um especialista. Ele será responsável por orientar os times, bem como identificar as demandas e a melhor ferramenta para a sua marca. Tudo isso considerando as melhores práticas do mercado.

A tecnologia já está integrada ao dia a dia de qualquer empresa moderna. Com a expansão da indústria 4.0 e da transformação digital, o papel da TI no ambiente corporativo foi renovado: agora, os negócios utilizam tendências como a Internet das Coisas para automatizar grandes cadeias operacionais, fazendo a tecnologia ser um agente transformador de valor agregado para os produtos e serviços da marca.

Nesse sentido, o investimento em Fog Computing é uma ótima alternativa para quem pretende tornar a sua infraestrutura de TI mais confiável e robusta. Ao deixar o ambiente de processamento de dados mais próximo do negócio, as chances de indisponibilidades, alta latência ou queda de performance serão muito menores. Por isso, não deixe de integrar essa estratégia ao seu plano de ação!

Quer saber mais sobre Fog Computing e como essa abordagem pode ser integrada ao seu dia a dia? Então, fale com a gente!

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também:

Quer mais segurança para sua empresa?

Converse agora com
nossos consultores

Entre em contato COM A IT.EAM
+55 (31) 4063-7340 contato@it-eam.com
Rua Sergipe, 1014 | 6º andar
Bairro Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP: 30.130-171