10/03/2020
7 passos para garantir a segurança dos dispositivos IoT

Os dispositivos IoT estão ganhando o mercado. Eles auxiliam negócios a reduzir os seus custos e a aumentar o nível de confiabilidade dos ativos. Além disso, criam um ambiente automatizado e com maior circulação de dados.

Essa categoria é composta por equipamentos conectados via redes sem fio. Eles são capazes de receber e enviar dados, tanto com outros dispositivos quanto do ambiente ao redor. Assim, podem tomar decisões e atender a objetivos específicos sozinhos.

Para ajudar você a lidar com os desafios de investir na IoT, preparamos o post a seguir. Continue a leitura e veja como utilizar essa tecnologia ao seu favor!

1. Monitore a rede

O monitoramento de rede é um processo básico para reduzir riscos. Ele garante que todos os pacotes serão acompanhados e entregues para as pessoas certas. Além disso, evita que invasões ou vazamentos sejam ignorados, melhorando o tempo de resposta a tais problemas.

2. Atualize aparelhos

A atualização é uma forma simples de corrigir erros no software de dispositivos da sua infraestrutura. Ela também abre espaço para o uso de novos recursos. Portanto, sempre tenha um meio de testar, validar e instalar rapidamente correções para os bugs dos seus sistemas.

3. Troque as senhas de acesso

As senhas de acesso devem ser trocadas sempre. Manter a configuração padrão dos aparelhos traz riscos graves para o negócio. Afinal, o acesso aos recursos será feito com muito mais facilidade.

4. Mantenha os dispositivos em uma rede segmentada

Essa é uma medida que previne problemas e torna o negócio mais robusto. Ao direcionar os equipamentos da IoT para uma rede segmentada, eles ficarão acessíveis apenas para os usuários selecionados. Desse modo, se houver uma falha na rede principal, eles não poderão ser utilizados pelo hacker.

5. Treine os profissionais

Nenhuma política de proteção de dados é funcional se os usuários não seguirem as regras. Portanto, sempre faça treinamentos para que os profissionais possam utilizar corretamente os dispositivos IoT. Assim, será mais fácil evitar cenários em que eles se tornam o motivo das invasões ocorrerem.

6. Configure os aparelhos conforme o perfil de uso

Outro modo simples de reduzir riscos é mudar a configuração dos aparelhos conforme o tipo de uso que eles terão. Além de reduzir vulnerabilidades, essa prática também amplia a performance das ferramentas. Afinal de contas, elas estarão moldadas para o uso que será feito pelos usuários.

7. Aposte em novas tecnologias de proteção de dados

A adoção de dispositivos IoT também pode se tornar mais eficaz com o investimento em outras tecnologias. Uma delas é o blockchain. Ele torna o compartilhamento de dados mais robusto e transparente, evitando vazamentos e perda de integridade.

Com um investimento bem feito, dispositivos IoT podem contribuir para tornar a empresa mais eficiente e alinhada com as demandas do mercado. Além disso, auxiliam as empresas a cortar gastos e melhorar os seus processos. Portanto, não deixe de considerar o investimento nessa novidade para manter a companhia à frente da concorrência!

Para aproveitar a IoT, outra tecnologia que pode ser empregada é o IoT Watson, da IBM. Saiba mais sobre ele no nosso blog!

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer mais segurança para sua empresa?

Converse agora com
nossos consultores

Entre em contato COM A IT.EAM
+55 (31) 4063-7340 contato@it-eam.com
Rua Sergipe, 1014 | 6º andar
Bairro Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP: 30.130-171