01/10/2018
Tire as suas dúvidas sobre o IBM MAXIMO EAM

Tire as suas dúvidas sobre o IBM MAXIMO EAM

O uso de softwares de gestão de ativos, como o IBM MAXIMO EAM, tem sido uma tendência por todo o mercado. Afinal, essa é uma das áreas mais importantes no cotidiano de um negócio. Manter dispositivos funcionais permite que o empreendimento atinja melhores resultados com processos mais fluidos e eficazes.

Justamente por isso tantas empresas investem na criação de políticas de gerenciamento de ativos. Quando são bem executadas, a empresa pode tornar seu dia a dia mais eficaz, evitar prejuízos e tornar seu fluxo de trabalho mais integrado.

Com o uso de softwares de gestão de ativos, essa atividade ganha um novo nível de performance. A empresa passa a ter um meio centralizado para manter todas as informações sobre sua infraestrutura e, assim, garantir que suas ferramentas tenham a melhor performance possível.

Ficou interessado em saber mais? Continue a leitura e confira informações relevantes sobre o tema abaixo!

 

O que é o IBM MAXIMO EAM?

O IBM MAXIMO EAM é um sistema de gestão de ativos. O seu foco está nas empresas que se importam pela qualidade da manutenção e a completude dos processos e uma equipe de manutenção responsável por manter todos os equipamentos funcionais. Com ele, os times conseguem executar processos com mais qualidade e segurança.

 

Quais recursos do IBM MAXIMO EAM podem ser usados?

A gestão de ativos pode ser um processo complexo. Quanto maior o foco em qualidade, maior o controle necessário para manter toda a cadeia operacional funcionando de forma adequada. Entre os recursos do IBM MAXIMO EAM que podem ser usados para otimizar esse processo, podemos destacar os que seguem.

Controle da Manutenção

Utilizando o IBM MAXIMO EAM, a empresa tem mecanismos para gerenciar todos os processos de manutenção de ativos. Isso inclui as estratégias de manutenção preditiva, preventiva e corretiva. Dessa forma, o gestor pode contar com uma ferramenta centralizada para garantir a qualidade das atividades.

Controle de ativos

O controle do ciclo de vida de equipamentos também é importante. E com o IBM MAXIMO EAM, a empresa pode executar essa atividade de modo completo. Consequentemente, a vida útil é ampliada, assim como a rentabilidade dos investimentos.

Gestão de estoque

Outro recurso significativo é a gestão de estoque. Com o IBM MAXIMO EAM, a empresa pode manter um rígido controle sobre seus produtos de modo preciso. Assim, custos de armazenamento e desperdícios são reduzidos.

 

Qual a relação do IBM MAXIMO EAM com a Internet das Coisas?

Nos últimos anos, a Internet das Coisas ganhou destaque nas discussões sobre tecnologias. Uma das principais tendências da área, os gadgets inteligentes podem ser utilizados em vários processos de manutenção e prevenção de falhas.

Com a Internet das Coisas, sua rotina de manutenção e correção de erros passa a ser mais precisa e ágil. A coleta de informações sobre o estado de todos os ativos pode ser feita em tempo real, independentemente do local em que o equipamento está.  A IoT irá facilitar o processo de comunicação entre os dispositivos e o sistema e, desta forma, minimizando a necessidade de atendimento de demandas corretivas.

Em um ambiente não monitorado, é comum que técnicos sejam direcionados para correção de falhas, avaliação de causa raiz e buscar de soluções. Isso pode gerar uma série de contratempos, uma vez que a rotina de troubleshooting terá elementos intuitivos e pouco precisos. Além disso, há a necessidade da pessoa se deslocar para o local para identificar o problema, o que acarreta mais custos operacionais.

integração da Internet das Coisas com o IBM MAXIMO EAM elimina tais fatores. O profissional de manutenção será direcionado para o lugar já sabendo informações preliminares e que levam a um diagnóstico mais certeiro sobre a origem do problema. Assim, a resolução dele é feita com mais agilidade e precisão.

Os ganhos vão além. Com um menor uso de papel e a diminuição do tempo necessário para eliminar falhas, a empresa corta custos e prejuízos. Consequentemente, haverá mais competitividade e lucratividade no dia a dia da companhia.

 

Qual é o fator mais importante para implementar o IBM MAXIMO EAM na sua empresa?

O investimento em TI pode ser feito por várias razões. Desejo de melhorar sua performance, qualidade na execução dos processos, redução e custos, implantação de melhores práticas, integração de sistemas e ter rotinas mais flexíveis são alguns deles. No caso do IBM MAXIMO EAM, o principal motivo é a necessidade de aprimorar as rotinas de gestão de manutenção de ativos.

A gestão de ativos de uma empresa é um dos pontos mais relevantes para evitar aumento de gastos e manter um bom controle sobre sua infraestrutura. Executando rotinas bem estruturadas, a empresa pode evitar riscos e garantir uma maior vida útil para suas máquinas e seus equipamentos.

Nesse sentido, o investimento em uma aplicação é fundamental. Ela torna as rotinas de manutenção mais eficazes e evita problemas na entrega de demandas. O IBM MAXIMO EAM é um dos principais softwares de gestão de ativos do planeta. Há mais de 15 anos, ele é recomendado pela consultoria Gartner como a melhor ferramenta para gerenciar equipamentos.

A gestão de ativos pode ir além. Nossa solução de gestão energética, por exemplo, pode ser adotada para cortar gastos elétricos. Assim, lâmpadas e sistemas de ar-condicionado e aquecimento serão gerenciados do modo mais econômico possível, aproveitando todos os recursos possíveis.

Isso pode ser feito tanto por empresas pequenas quanto médias e grandes. Além de diminuir gastos, essa funcionalidade também torna a empresa mais sustentável e competitiva. Dessa forma, a rotina de gestão de ativos servirá como um mecanismo para melhorar o uso da energia da empresa e, assim, manter sistemas funcionais por períodos maiores.

Em outras palavras, investir nesse software é o passo inicial para sua companhia conseguir melhores resultados na área. O IBM MAXIMO EAM servirá como uma ferramenta completa para evitar riscos, garantir um fluxo de trabalho mais ágil e centralizar dados sobre os procedimentos internos. Com isso, os profissionais de manutenção terão mais agilidade para atingir os resultados esperados e executar um trabalho de qualidade.

Gostou das nossas informações sobre o tema e quer saber como investir no IBM MAXIMO EAM? Então, fale conosco agora mesmo! Estamos prontos para auxiliá-lo no que você precisar.

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer mais segurança para sua empresa?

Converse agora com
nossos consultores

Entre em contato COM A IT.EAM
+55 (31) 4063-7340 contato@it-eam.com
Rua Sergipe, 1014 | 6º andar
Bairro Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP: 30.130-171