Você sabe o que é a certificação ISO 27001? Ela é, hoje, uma das mais importantes que dizem respeito às questões de segurança da informação nas empresas. Por isso, se você quer estar alinhado com as melhores práticas do mercado, pode ser importante obtê-la.
Para isso, todo o processo de adequação é fundamental, para garantir a eficácia no processo de certificação, estando em conformidade com as diretrizes da norma. Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o tema e tire suas dúvidas.
O que é a certificação ISO 27001?
A certificação ISO 27001 é um documento que comprova a adequação de uma empresa às diretrizes ISO para a Gestão de Segurança da Informação. Elas consideradas padrão de referência internacional nessa área, tal como a ISO 9001 está para a Gestão da Qualidade.
Sendo assim, ela aponta quais são as principais medidas e diretrizes que devem ser adotadas para a adoção de Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI), adotando os pilares da Segurança da Informação no negócio:
- confidencialidade;
- integridade;
- disponibilidade.
Sendo assim, ela determina, para poder gerar a certificação, a necessidade de medidas para:
- análise e gestão de risco;
- participação da alta gestão nos cuidados com segurança da informação;
- adesão a recursos e competências necessárias não só para a implementação do SGSI, mas, também, para preservá-lo e mantê-lo em funcionamento ao longo do tempo.
Qual a importância da ISO 27001?
A ISO 27001 tem sido cada vez mais importante, principalmente, se considerarmos a relação entre o atual cenário data-driven, ou seja, no qual as organizações utilizam cada vez mais um maior volume de dados no dia a dia, orientando suas atividades para seu uso e tratamento. Ao mesmo tempo, há também, justamente devido a isso, um aumento no volume de ataques cibernéticos.
A ISO 27001 certifica, internamente, que seu negócio está adotando as principais medidas necessárias para promover os cuidados para segurança, seguindo as principais diretrizes internacionais. Com isso, sua empresa garante que está indo no caminho certo. Mas não é só isso.
Por ser uma norma internacional, ela está alinhada com as principais legislações vigentes, principalmente no que diz respeito à proteção de dados — e que está intrinsecamente ligado com a segurança da informação. Por exemplo, sua adoção auxilia na adequação para a GDPR (General Data Protection Regulation, a legislação de proteção de dados aplicada na União Europeia) e pode ajudar na internacionalização da sua empresa.
Outro ponto é que, novamente, com o aumento dos ciberataques, os negócios querem fazer parcerias apenas com as empresas que, em alguma medida, podem confiar para não terem problemas de cibersegurança e ficarem, também, expostas. Ao ter a certificação ISO 27001, você consegue comprovar que seu negócio está alinhado às principais práticas do mercado.
Outros benefícios na obtenção da certificação ISO 27001 são:
- diminui os riscos de incidentes cibernéticos;
- reduz custos com resolução de problemas;
- mostra que sua empresa está se comprometendo com a segurança da informação;
- pode ser um diferencial na decisão do cliente em optar pelo seu negócio.
Como obter a certificação?
Para obter a certificação ISO 27001, antes de realizar a solicitação da avaliação, é importante fazer todo o processo de análise interna e adequação. Para isso, contar com uma empresa que auxilie na adaptação pode ser fundamental neste momento. A iT.eam é certificada e auxilia na preparação de outras empresas nesse importante processo.
A partir da avaliação e planejamento das mudanças a serem realizadas, é possível acompanhar se todas as diretrizes foram devidamente aplicadas e, a partir daí, contar com uma empresa certificadora para fazer a avaliação e identificar se seu negócio está em conformidade com as regras para a certificação.
A ISO 27001, em conjunto com a ISO 27000 e a ISO 27701 atuam de forma a destacar sua empresa no mercado e promover mudanças essenciais para garantir ações mais seguras nos cuidados com informação nas empresas.
Tirou suas dúvidas sobre esse tema? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e leve-o para mais pessoas interessadas no assunto.