A sua empresa tem um Plano de Resposta a Incidentes? Voltado para todas as áreas, no setor de tecnologia esse documento traz mais confiabilidade. Junto a isso, consegue reduzir o impacto quando os riscos mapeados se tornam real.
Quer saber mais sobre o tema e como ter um Plano de Resposta a Incidentes pode trazer mais competitividade para o negócio? Então, veja o post a seguir!
O que é um Plano de Resposta a Incidentes (IR)?
O Plano de Resposta a Incidentes é um documento voltado para empresas identificarem e traçarem ações caso algum evento que impacte negativamente a empresa ocorra. Com ele, a equipe consegue lidar melhor com imprevistos e, assim, ter maior continuidade operacional. Na área de tecnologia, por exemplo, ele é fundamental para manter a viabilidade e a disponibilidade da infraestrutura.
Por que esse documento é importante?
O Plano de Resposta a Incidentes é fundamental para que a produtividade do negócio se mantenha uniforme. A partir do momento em que ele é estruturado, as equipes conseguirão responder a esses eventos com muito mais acertividade e agilidade. Afinal, haverá um conjunto de rotinas claras para lidar com os desafios e evitar que eles causem um grande impacto para o dia a dia da companhia.
Como criar o seu Plano de Resposta a Incidentes?
Para criar um Plano de Resposta a Incidentes, a empresa deve tomar um conjunto de medidas. Juntas, elas reduzem riscos e melhoram a viabilidade das ações a serem tomadas. Confira a seguir alguns passos básicos para estruturar o seu documento!
Prepare os usuários
A preparação dos usuários é um ponto muito importante para o sucesso das suas estratégias. Os times, principalmente os que forem lidar com os problemas, devem conhecer todas as medidas. Isso evita que os processos de identificação e correção do problema não tenham a efetividade esperada.
Identifique os possíveis riscos
Para saber como montar o Plano de Resposta a Incidentes, é importante conhecer o perfil da infraestrutura de TI e os riscos operacionais existentes. Diante disso, faça uma avaliação completa. Não deixe, também, de classificar os riscos corretamente: essa prática melhora a orientação das medidas e evita que impactos sejam tratados com uma prioridade inadequada.
Crie medidas para identificar e mitigar problemas
A partir do estudo das operações, faça medidas que possam auxiliar na identificação e na correção de problemas. Com os riscos classificados, os times devem ter um cronograma objetivo e transparente de ação. Desse modo, as falhas serão tratadas com um padrão unificado de qualidade sempre.
A confiabilidade de uma empresa é um dos meios mais importantes para que ela possa se manter competitiva e à frente de concorrentes. Ela deve ser mantida a partir de um esforço contínuo, em que tudo é feito para evitar riscos e falhas. Desse modo, a prestação de serviços pode manter um padrão adequado de qualidade, mesmo em momentos de alta carga de trabalho.
Nesse contexto, ter um Plano de Resposta a Incidentes é algo básico. Saber identificar, mensurar e corrigir erros rapidamente é algo crítico para o sucesso da companhia. Por isso, sempre empregue medidas que melhorem a confiabilidade da infraestrutura e mantenha tudo dentro de um bom padrão de desempenho.
Quer saber mais sobre outras formas de tornar a TI do negócio mais confiável? Então, assine já a nossa newsletter!