19/10/2018
Entenda o que é a Certificação ISO 20000

A obtenção de certificações de TI pode envolver múltiplas áreas como desenvolvimento de software, gestão de servidores e redes de telecomunicações, ou mesmo segurança de dados. Nesse sentido, a certificação ISO 20000 está direcionada para quem quer retificar a sua capacidade de executar uma política de gestão inspirada na Biblioteca ITIL.

Quer saber mais sobre ela e como ela pode influenciar o dia a dia de empresas e profissionais de TI? Então confira o nosso post!

O que é a ISO 20000?

A norma ISO/IEC 20000 é uma certificação de qualidade reconhecida globalmente. O seu escopo está relacionado ao uso de práticas de gestão de serviços de TI inspiradas na Biblioteca ITIL.

Em outras palavras, a certificação ISO 20000 está relacionada à criação e implementação de um Sistema de Gestão de Serviços que tenha como base as práticas da Biblioteca ITIL. Dessa forma, o negócio — ou o profissional de TI — consegue executar um serviço de apoio mais eficaz e direcionado às demandas de usuários.

Quais são os níveis da certificação ISO 20000?

A certificação ISO/IEC 20000 está dividida em três níveis. Conhecer cada um deles auxilia a empresa ou profissional de TI a ter um processo de certificação mais alinhado com os seus objetivos e que evite erros.

1. Treinamento ISO/IEC 20000 Foundation

Esse é o primeiro nível. Nele, o profissional adquire uma visão abrangente sobre como a norma é estruturada, os seus princípios básicos e demais fundamentos. Geralmente, é o nível de quem acabou de estabelecer contato com a norma.

2. Treinamento ISO/IEC 20000 Partnership

Nesse nível, o profissional pode se tornar especialista na norma ISO/IEC 20000. O treinamento que, em geral, dura cinco dias envolve tanto teoria quanto prática. Uma vez certificado, o especialista poderá trabalhar como consultor ou mesmo gerente de operações no ambiente corporativo.

3. Treinamento ISO/IEC 20000 Auditor

Esse é o nível com maior grau de especialização para quem pretende ser certificado na norma ISO/IEC 20000. Voltado para quem pretende trabalhar com a auditoria de empresas, esse certificado exige os dois níveis anteriores.

Além das partes que trabalham com teoria e prática, o treinamento para o nível Auditor também incorpora técnicas de auditoria. Dessa forma, o profissional pode auxiliar outros negócios a alinhar os seus processos conforme a norma ISO/IEC 20000 e realizar consultorias.

Quais os benefícios de investir nessa certificação?

A certificação ISO/IEC 20000 pode ser aplicada tanto para empresas quanto para profissionais de TI. Em ambos os casos, os benefícios fazem dela um bom investimento.

Empresas que estão certificadas conforme essa norma podem garantir a seus clientes uma maior qualidade na prestação de serviços, uma vez que as suas rotinas de TI estarão gerenciadas a partir dos princípios da Biblioteca ITIL. Em alguns casos, a certificação pode até ser um requisito para a realização de negócios.

Já para profissionais de TI, a certificação ISO/IEC 20000 é um investimento que pode influenciar toda a sua carreira. Em processos de contratação, por exemplo, as certificações servem como uma garantia de que o candidato consegue executar rotinas conforme um conjunto de práticas e princípios que são padronizados em todo o mercado.

Como você pode perceber, a certificação ISO 20000 é um dos vários passos que um profissional de TI pode fazer para garantir que a sua carreira tenha o sucesso almejado. Para empreendedores, ela deve ser vista como uma forma de tornar o negócio mais competitivo, uma vez que amplia a capacidade da empresa conseguir oportunidades de vendas.

E aí, gostou dessas dicas e quer conhecer mais formas de melhorar o seu negócio? Então assine já a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe seu comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Quer mais segurança para sua empresa?

Converse agora com
nossos consultores

Entre em contato COM A IT.EAM
+55 (31) 4063-7340 contato@it-eam.com
Rua Sergipe, 1014 | 6º andar
Bairro Savassi - Belo Horizonte, MG
CEP: 30.130-171